sábado, 10 de março de 2012

Audi RS4 Avant - Perua esportiva chega à terceira geração


Helder Lima
O novo Audi possui um motor V8 que produz 450 cavalos

A Audi mostrou na Europa a terceira geração da perua esportiva RS4 Avant com mais potência debaixo do capô. O motor V8 4.2, que produz 450 cv a 8.250 rpm (a versão anterior tinha 420 cv), ultrapassa a barreira dos 100 cv por litro - no novo motor, a potência específica é de 108,1 cv por litro. O modelo começará a ser vendido no segundo semestre deste ano e deve chegar ao Brasil em 2013.

O propulsor V8 (o mesmo que equipa o RS5 Coupé) tem torque máximo de 43 kgfm, disponível de 4.000 a 6.000 rpm. As respostas são extremamente rápidas: a RS4 Avant acelera de zero a 100 km/h em apenas 4,7 segundos, número ainda melhor do que o da versão anterior, que chegava a 100 km/h em 4,9 segundos. A velocidade máxima é limitada a 250 km/hora.

Mudanças de marcha podem ser feitas pelas borboletas no volante
A RS4 Avant é equipada com câmbio ‘S tronic’ de sete velocidades. O câmbio trabalha com dupla embreagem. No modo automático, faz as trocas de marchas mais rápidas do que um câmbio mecânico e permite também mudanças manuais por meio da alavanca seletora do console ou de borboletas no volante.

Para acelerações mais rápidas, o motorista pode também ativar o ‘Launch Control’ (controle de largada), sistema igual ao utilizado na F-1, que gerencia a embreagem com uma ótima velocidade de partida e deslizamento mínimo da roda.

Como todos os modelos RS, a nova RS 4 Avant vem equipada com tração integral permanente ‘quattro’. O coração deste sistema é o diferencial central com engrenagem de coroa: esse componente, compacto e leve, pode variar a distribuição de energia entre os eixos dianteiro e traseiro, além de trabalhar normalmente com a configuração padrão 40:60, com predominância para a traseira, que assegura uma direção mais esportiva.

Série surgiu de parceria com a Porsche
A primeira geração dessa linha de esportivos da Audi começou com produção limitada e o nome de RS2, que era oferecida apenas na versão Avant. Lançada em 1994, a RS2 passou a ser a perua mais veloz do mundo: zero a 100 km/h em apenas 5,4 segundos, o que comprovou a perfeição do casamento entre a Audi e a Porsche, que foi responsável pela preparação do motor 2.2 litros de cinco cilindros turbo, com 315 cavalos.

Mais tarde, com o motor 2.7 V6 biturbo desenvolvido pela Cosworth, a primeira RS4 chegou ao Brasil em 2001. E mais rápida do que a RS2: acelerava de zero a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, graças aos seus 380 cavalos de potência máxima. Apesar de sua produção ter sido de um ano e meio apenas, as vendas da primeira geração da RS4 bateram as seis mil unidades. A segunda geração foi lançada em 2007, com motor V8 FSI com 420 cv, novo conjunto de suspensão, tração permanente nas quatro rodas e redução do peso. 

Detalhes conferem mais esportividade
Rodas de aro 19 com pneus 265/35 ou aro 20 com pneus 265/30
O design da nova RS 4 Avant ressalta o caráter esportivo do modelo, com detalhes como a grade hexagonal na dianteira, com malha de ‘favos de mel’, e os faróis de xênon com luzes diurnas em Led. São destaques também as entradas de ar e o para-choque encorpado e recortado, como em um carro de competição.

Saias laterais, difusor traseiro e grandes saídas de escape ovais completam o estilo agressivo. A traseira com bordas horizontais é uma referência ao modelo pioneiro da tração integral, o Audi quattro, de 1980. Os espelhos retrovisores têm acabameno em alumínio fosco e um discreto spoiler na traseira reforça a esportividade. A Audi oferece ainda um sistema de escape esportivo com maior volume de som e acabamento em preto. Faixas de Led também adornam as lanternas traseiras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário