sábado, 31 de março de 2012

Bicicleta da smart oferece alta tecnologia

Helder Lima
Modelo tem baterias de íons de lítio que são integradas
ao quadro; freios regeneram energia de uso


A partir do fim de abril, os europeus e os canadenses poderão encomendar a bicicleta elétrica smart ebike, fabricada pela smart, que é ligada à Mercedes-Benz. As primeiras unidades serão entregues em maio. 

Como uma ‘pedelec’ (Pedal Electric Cycle, ou bicicleta elétrica com pedais), a smart ebike é um veículo híbrido. O motor elétrico, sem manutenção, sem escovas e montado no cubo da roda, é ligado assim que o ciclista começa a pedalar, como se estivesse em uma bicicleta normal.

Mostradores digitais e GPS são destaques do modelo
 A força muscular é transmitida à roda traseira por uma silenciosa e durável correia traseira, sem lubrificantes. Um câmbio de três velocidades integrado ao cubo da roda permite trocas de marchas com facilidade.

O usuário decide quanta potência quer que o motor elétrico de 250 watts entregue para dar apoio aos seus músculos, pressionando um botão no guidão. É possível escolher entre quatro níveis de potência, com o quarto possibilitando o máximo de força de impulso. Dependendo do nível selecionado e da maneira de andar, a carga da bateria pode durar mais de 100 quilômetros.

A bateria de íons de lítio é integrada ao quadro. A bateria portátil pode ser recarregada tanto em uma tomada de corrente normal como durante o uso, com esta última forma oferecendo vantagens em custo e para o meio ambiente. O motor montado no cubo da roda atua como gerador quando o ciclista freia. A energia da frenagem é recuperada, convertida em energia elétrica e armazenada na bateria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário