quarta-feira, 14 de março de 2012

Fórmula 1 temporada 2012: vai começar o espetáculo

Red Bull: Sebastian Vettel e Mark Webber
Com início no próximo dia 18 de março, no Grande Prêmio da Austrália, a temporada 2012 da Fórmula 1 terá grandes novidades.
Será a 63ª temporada Fórmula 1 FIA. Como na temporada anterior, o calendário será expandido, aumentando para 20, o nº de corridas, com o Grande Prêmio de Austin (TexasEUA), e a volta do Grande Prêmio do Bahrein tornando-se assim, o calendário mais longo da história da Fórmula 1.

Mudanças no regulamento
No regulamento para 2012 a FIA baniu os difusores de ar duplos e os escapamentos invertidos, que ajudavam a dar mais aderência e velocidade nas curvas.
Na largada é obrigatório que a saída de 0 a 100 km/h seja feita em primeira marcha. O piloto só poderá mudar sua trajetória uma vez, para defender a posição, depois, terá de deixar espaço de um carro, pelo menos, para o adversário. Carros que tiverem sido ultrapassados pelo líder podem se adiantar ao safety car, eliminando a volta perdida dos retardatários.

Pneus
Com os novos compostos da Pirelli, cai a diferença entre os compostos macios e os duros ficava entre 1s2 e 1s5 por volta em 2011. A previsão é que caia pela metade.

Mudanças nos times
Em junho de 2011, a Williams anunciou que vai utilizar motores Renault para as temporadas 2012 e 2013, com opção também para 2014, com o novo regulamento. A Renault já havia fornecido motores para a Williams de 1989 a 1997, quando a equipe venceu cinco mundiais de pilotos e seis de construtores.
A partir de 2012 a equipe Lotus passa a se chamar Caterham, enquanto que a Renault passa a se chamar Lotus. Também foi aceito a mudança de nome da equipe Marussia Virgin, que passa a ser Marussia.
No dia 29 de novembro de 2011, a equipe Renault anunciou a volta do campeão da temporada de 2007, o finlandes Kimi Räikkönen.
No dia 14 de dezembro de 2011, a STR surpreendeu, e anunciou o novato Jean-Éric Vergne e o ex-piloto da Hispania Racing Team, o Daniel Ricciardo.
No dia 17 de janeiro de 2012 a equipe Williams confirmou Bruno Senna para a temporada.
No dia 17 de fevereiro de 2012, Vitaly Petrov foi contratado pela equipe Caterham para assumir o lugar do italiano Jarno Trulli.

Felipe Massa
Ano decisivo para o brasileiro na Ferrari, a renovação para 2013 ficará mais fácil se mostrar consistência e aproximar-se do pódio (não ficou entre os três primeiros em 2011). Acostumado com esta pressão, Massa disse estar tranquilo.

Bruno Senna
Com direito a uma pré-temporada de testes completa, conhecendo o carro e fazendo ajustes mecânicos, terá que ser mais veloz que o  venezuelano Pastor Maldonado, companheiro de equipe. A Williams admite que será uma grande zebra vencer alguma corrida, apesar de ter um carro com potencial para este ano.


Calendário
Será o campeonato mais longo da Fórmula 1, com 20 provas, a começar em Melbourne (Austrália), dia 18 de março, e terminando em Interlagos (São Paulo), dia 25 de novembro. Abaixo o calendário completo da temporada 2012 da Fórmula 1. 



As equipes e seus pilotos

Ferrari: Felipe Massa e Fernando Alonso
McLaren Mercedes: Lewis Hamilton e Jenson Button


Lotus: Kimi Räikkönen e Roman Grosjean 
Willians: Bruno Senna e Pastir Maldonado
Mercedes AMG: Michael Schumacher e Nico Rosberg 
Sauber: Kamui Kobayashi e Sergio Perez

Marussia: Timo Glock e Charles Pic
Sahara Force India: Paul Di Resta e Nico Hülkenberg
Caterham: Heikki Kovalainen e Vitaly Petrov
HRT: Pedro De La Rosa e Narain Karthikeyan
Toro Rosso: Daniel Ricciardo e Jean-Éric Vergne

Nenhum comentário:

Postar um comentário