sexta-feira, 16 de março de 2012

Novo Honda CR-V tem central de inteligência


Utilitário foi remodelado, com destaque para a frente que está mais
robusta e aerodinâmica, valorizando a grade e os faróis
 
Helder Lima

O Honda CR-V evoluiu e sua quarta geração está mais inteligente. O grande atrativo é o i-MID (intelligent Multi-Information Display), uma central inteligente, que exibe em uma tela de LCD diversas informações, como sistemas de áudio e de navegação, computador de bordo, imagem da câmera de ré e conexão Bluetooth, e opera como interface para customização do veículo. Além disso, há o botão ECON, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica.

Traseira tem novas lanternas, que deixaram o utilitário
mais moderno e atraente para o consumidor
 
A partir deste ano, o Honda CR-V também recebeu mais uma opção em sua linha. Até então, o modelo era comercializado com a transmissão automática em suas duas versões (LX e EXL). A partir de agora, o crossover importado do México oferecerá um modelo com transmissão manual para a versão de entrada, a LX.

Além disso, novos itens de segurança incluídos na versão EXL, como os sistemas MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que colabora à estabilidade do veículo, e HSA (Hill Start Assist), que auxilia a subida mantendo acionado o freio por até três segundos depois que o motorista tira o pé do pedal, estão entre as evoluções do veículo.

Visualmente, o Honda CR-V está mais agressivo e aerodinâmico. Na dianteira, a grade frontal foi projetada com a proposta de integrar capô, para-choque e farol. O carro está com linhas mais expressivas. A traseira agora traz lanternas maiores e que invadem a tampa do porta-malas.

Os faróis também chamam a atenção. Para 2012, as duas versões contam com a função de acendimento automático, que, quando o seletor estiver na posição AUTO, os aciona assim que o sensor crepuscular, localizado na parte superior do painel, detecta ausência de luminosidade suficiente para uma condução segura.

  
Propulsor desenvolve maior potência

No painel, o destaque é a tela de informações e
entretenimento; câmbio manual de seis marchas 
O propulsor de 2.0l, de 4 cilindros e 16 válvulas SOHC (Single Over Head Camshaft) i-VTEC da quarta geração do Honda CR-V manteve o desempenho e a economia de combustível. No entanto, está mais potente. Passa a desenvolver 155 cv de potência (a geração anterior tinha 150 cv) a 6.500 rpm e possui torque de 19,4 kgfm a 4.300 rpm. Aliás, o torque da linha 2012 tem ‘mais fôlego’: o CR-V apresentará saídas mais vigorosas.

A versão LX ganha um modelo com transmissão manual de seis velocidades. A 6ª marcha proporciona maior conforto acústico ao carro em viagens com velocidade de cruzeiro constante, uma vez que o motor irá trabalhar com rotação reduzida.

A transmissão automática continua fazendo parte da linha CR-V em suas duas versões (LX e EXL). Esse recurso permite trocas suaves, respeitando o estilo de condução do motorista, além de contar com a tecla D3. O sistema é indicado para ser utilizado em rodovias nas quais o motorista precisa reduzir a marcha para ganhar mais força ao realizar ultrapassagens ou quando precisa encarar subidas.


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