sábado, 21 de abril de 2012

Fiat anuncia nova fábrica para montar o 500L

Utilitário será lançado no fim do ano na Europa
Helder Lima

A Fiat inaugurou nesta semana uma nova planta industrial em Kragujevac, na Sérvia, onde será produzido o novo modelo 500L. As instalações foram construídas ao longo dos três últimos anos com investimento de um bilhão de euros.
O 500L foi apresentado pela montadora no salão do automóvel de Genebra, na Suíça, em fevereiro. O utilitário é derivado do tradicional compacto Fiat 500, também conhecido como ‘Cinquecento’. Esse é o terceiro lançamento da montadora para ampliar a gama de seu compacto, que ocorre após as versões ‘Abarth’ e ‘Cabrio’, esta última conversível.

O interesse da marca italiana é ampliar o máximo possível a gama de opções ao consumidor de um carro que tem tamanho de veículo popular, mas oferece o valor agregado do design e de tecnologia, com referências retrô ao modelo histórico.

O 500L será lançando na Europa no último trimestre deste ano. O modelo deverá oferecer três opções de motorização ao consumidor, sendo duas a gasolina (uma bicilíndrica e outra de 1,4 litro) e uma turbodiesel (1,3 litro).

Com carroceria cerca de meio metro mais comprida,
a capacidade do porta-malas subiu de 
185 litros para 400 litros
Ao desenvolver o projeto 500L, a montadora italiana procurou aliar funcionalidade e apelo emocional em um veículo com comprimento de 4,14 metros – o modelo original tem comprimento de 3,55 metros. O porta-malas tem capacidade para 400 litros ante 185 litros de capacidade do modelo original.

Na nova fábrica serão gerados 2,4 mil empregos diretos e outros mil no parque de fornecedores que será instalado em seu entorno. A planta industrial terá capacidade de produção de 200 mil veículos/ano e produzirá o 500L para vendas no mercado europeu e no resto do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário