sábado, 14 de abril de 2012

Ford quer popularizar sistema de economia


Fusion terá o recurso ‘Auto Start-Stop’
a partir do segundo semestre nos EUA
Helder Lima

A Ford pretende popularizar nos Estados Unidos o sistema que desliga o motor do carro quando ele não é usado para tracionar as rodas, como nas paradas de semáforo, e economiza combustível. Conhecido como ‘Auto Start-Stop’, o equipamento será oferecido no novo Fusion, que chega ao mercado no segundo semestre.

No futuro, esse sistema deverá equipar a maioria dos veículos no mercado mundial. O Fusion será o primeiro sedã não híbrido do mercado norte-americano a contar com o sistema, e por um preço menor em comparação com outros veículos.

Para o motorista médio do Fusion, a economia proporcionada pelo motor 1.6 EcoBoost com ‘Auto Start-Stop’ é estimada em US$ 1.100 num período de cinco anos.

O sistema evita consumir combustível quando o carro está parado ou roda em ponto morto. A economia depende do estilo de dirigir, mas os motoristas que rodam a maior parte do tempo em tráfego urbano se beneficiam mais, com uma redução de até 10%. Na média, o sistema aumenta a eficiência no consumo em cerca de 3,5%.

Um estudo feito pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos estima que os congestionamentos representaram um consumo extra de 7,19 bilhões de litros em 2011, aproximadamente 5% de toda a gasolina usada no país.

Estudos mostram que os motoristas encontram, em média, de dez a 15 sinais vermelhos e de parada em um trajeto típico de 32 quilômetros, o que representa de 5 a 15 minutos de motor em ponto morto, desperdiçando combustível.

O sistema é um dos equipamentos mais populares dos carros híbridos. Quando o carro para, o motor se desliga automaticamente e deixa de consumir combustível e emitir gases. Assim que o motorista tira o pé do freio, o motor volta a funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário