domingo, 20 de maio de 2012

Ford populariza sistema de estacionamento


Recurso está presente em 20% das unidades do Focus na Europa

Helder Lima

A Ford vem popularizando na Europa o equipamento de assistência ativa de estacionamento, que permite ao motorista estacionar o carro sem usar as mãos. A marca está aumentando a oferta desse item nos seus veículos e divulgando o seu funcionamento em vídeos nas redes sociais.

Um dos vídeos (http://youtu.be/AXZU6CQz4swé uma animação que mostra o funcionamento do equipamento na hora de estacionar. O outro, divertido, exibe um teste que a Ford promoveu em uma rua de Paris, onde é especialmente difícil encontrar uma vaga para estacionar, e pode ser visto no link http://www.youtube.com/watch?feature=player_profilepage&v=DAM_HLj1QOo.

Carros com sensores foram estacionados na rua, criando uma vaga estreita entre eles. Cada vez que um motorista tocava em um dos veículos ao manobrar, um grande painel eletrônico em formato de pinball marcava pontos. O motorista que somou mais pontos foi convidado a fazer um test-drive no Focus com assistência ativa de estacionamento.

A Ford começou a oferecer a assistência ativa de estacionamento como opcional no C-MAX, no final de 2010, e a sua aceitação superou as expectativas. Hoje, mais de um terço dos compradores do modelo optam por esse equipamento, que também está presente em 20% dos Focus vendidos, somando mais de 100 mil veículos.

A procura pela assistência ativa de estacionamento foi duas vezes maior que o esperado e obrigou a Ford a aumentar a capacidade de produção para atender os clientes. O equipamento também deve ser oferecido em novos modelos na Europa este ano.


Tecnologia adota dez sensores

A assistência ativa de estacionamento utiliza dez sensores ultrassônicos localizados nas laterais do veículo e nos para-choques dianteiro e traseiro e tem direção controlada por computador. O sistema escaneia a rua até encontrar um espaço adequado e controla a direção para colocar o veículo na vaga, dando instruções ao motorista para se mover à frente ou à ré.


Nenhum comentário:

Postar um comentário