domingo, 20 de maio de 2012

Mitsubishi põe câmbio automático no Pajero


Pajero Dakar com motor diesel e câmbio automático tem preço de R$ 134.990
Helder Lima

A Mitsubishi lançou esta semana o Pajero Dakar Diesel na versão automática. Com cinco lugares, amplo espaço interno, tecnologia embarcada e itens de segurança, o utilitário (SUV) terá preço de R$ 134.990.

O câmbio automático de quatro velocidades é dotado de sistema de gerenciamento de última geração. A caixa de transmissão analisa e reúne as informações do modo de dirigir do motorista, e se adapta automaticamente para tornar a experiência de condução mais agradável. Esse câmbio também pode operar com modo sequencial.

O nome ‘Dakar’ foi escolhido para comemorar os 12 títulos da Mitsubishi no maior rali do mundo, confirmando o DNA 4x4 da marca, sinônimo de liberdade, aventura, superação e resistência.

A nova versão completa a família lançada há um ano, quando o primeiro Pajero Dakar saía da linha de produção de Catalão (GO). Era a versão HPE top de linha, de sete lugares, oferecida com motor Flex e Diesel. Para ampliar a gama de produtos, poucos meses depois foi lançada a versão com câmbio manual e cinco lugares.

Com quatro cilindros em linha, o motor diesel de 3,2 litros e 16 válvulas tem potência de 170 cv a 3.500 rpm e torque de 35 kgfm a 2.000 rpm. O sistema de alimentação é por injeção eletrônica direta common-rail, turbocompressor e intercooler.

A tecnologia desses motores faz com que o Pajero Dakar tenha baixos índices de vibração e ruído (NVH) e menor emissão de poluentes, já adequados a nova norma Proconve L6 (PL6).

O Pajero Dakar vem equipado com diversos itens de segurança para motorista e passageiros: barras de proteção laterais nas quatro portas, airbag duplo frontal e freios a disco nas quatro rodas, com os sistemas ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem).

Tração oferece versatilidade

O Pajero Dakar tem espírito off-road, e consegue enfrentar as mais difíceis situações 4x4. O sistema de tração torna o veículo perfeito para rodar na cidade, estrada e nos mais diversos tipos de terreno.

A tração tem três modos de atuação: 4x2, com somente tração traseira, recomendado para uso urbano e em rodovias, e se traduz em economia de combustível e menor nível de ruído; 4x4, ideal para pistas de baixa aderência, como terra, areia, cascalho e lama; e a 4x4 com reduzida, indicada para uso em situações que exigem força total, como a transposição de obstáculos. Com exceção da reduzida, é possível fazer a troca da tração com o veículo em movimento, rodando em velocidade de até 100 km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário