domingo, 17 de junho de 2012

Com motor elétrico, Volks reinventa a Kombi


Protótipo futurista do velho utilitário agora tem o atrativo da emissão zero

Helder Lima

A Volkswagen apresentou o protótipo e-Bulli na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que se realiza até o dia 22 de junho.


O modelo reinterpreta a forma original compacta da Kombi, mais conhecida pelos alemães como Bulli, remetendo-a ao futuro na forma de um veículo conceitual. O e-Bulli é movido por um motor elétrico e é equipado com seis assentos e controle de recursos de comunicação digital via iPad.


Graças às tecnologias de acionamento avançadas, o e-Bulli é denominado como um 'veículo de emissão zero', movido por eletricidade. O motor elétrico produz 85 kW de potência e 27,5 kgfm de torque.


Como costuma ocorrer com esse tipo de mecanismo de transmissão, as suas forças máximas são geradas desde o estado imóvel. O motor silencioso é alimentado com energia de uma bateria de íon de lítio com capacidade máxima de armazenagem de 40 kWh. Essa combinação possibilita autonomia de 300 km.


O e-Bulli acelera de zero a 100 km/h em 11,5 segundos, e a sua velocidade máxima é de 140 km/h (limitada eletronicamente).












Nenhum comentário:

Postar um comentário