domingo, 8 de julho de 2012

Chevrolet Spin acirra concorrência entre as minivans


Carroceria do Chevrolet Spin oferece linhas robustas, tentando um design mais moderno que antecessores

Helder Lima

A Chevrolet vai aposentar a Meriva e a Zafira para substituí-la pela Spin, uma minivan que a marca está identificando com a sigla MPV, de ‘multi-purpose-vehicle’, conceito que identifica os modelos com versatilidade de uso.

Modelo disputa mercado com Nissan Livina e JAC J6
Na versão de entrada, a LT, o novo utilitário vai custar a R$ 44,5 mil. Já a versão LTZ, a mais sofisticada, que incorpora câmbio automático de seis marchas e controlador de velocidade, o preço vai a R$ 54.690.

O Spin será vendido no mercado brasileiro com o motor 1.8 Econo.Flex. O utilitário será comercializado também em outros países da América do Sul, assim como na Ásia.

Terceira fila de bancos é exclusividade da versão LTZ
A produção inicialmente será na fábrica de São Caetano do Sul, em São Paulo. O projeto foi consolidado pelo Centro de Desenvolvimento da GM no Brasil, um dos cinco centros que a empresa mantém no mundo.

Na dianteira, o Spin ostenta a grade bipartida da marca em conjunto com os faróis de linhas afiladas e de refletores aparentes, que identificam o modelo com a família do hatchback Agile, que conta também com o sedã Cobalt e a picape compacta Montana.

Interior semelhante ao Cobalt, seguindo o mesmo padrão de materiais
No interior do modelo, o diferencial é a terceira fila de bancos reversíveis no lugar do espaço para bagagens, o que permite ao veículo transportar até sete pessoas. É a mesma solução oferecida pela Zafira, mas na Spin esse recurso está disponível apenas na versão LTZ, a de melhor acabamento.

Com sete ocupantes, sua capacidade de carga é de 162 litros.  Com cinco, ela salta para 710 litros, podendo chegar até 1.668 litros, com os bancos da fileira central rebatidos. 


 Acelerador tem respostas mais rápidas

Propulsor 1.8 Econo.Flex desenvolve 108 cavalos com etanol
e 106 cavalos com gasolina, ambos a 6.200 rpm
O motor 1.8 Econo.Flex tem coletor de admissão em plástico, com um novo ressonador, que garante menor ruído de aspiração e melhor distribuição do torque, além de conferir melhor dirigibilidade, acelerações mais uniformes e menor consumo de combustível. 
O propulsor apresenta uma evolução do sistema drive-by-wire, de última geração, que possibilita respostas mais rápidas ao acelerador e que trabalha integrado ao System Zero, tecnologia que gerencia o motor baseada em torque. O 1.8 Econo.Flex conta com o coletor de escapamento estampado em aço inox, mais eficiente no atendimento as novas leis de emissões.
Com essas tecnologias, o 1.8 Econo.Flex desenvolve 108 cavalos com etanol e 106 cavalos com gasolina, ambos a 6.200 rpm. O torque é de 17,1 kgfm com etanol e 16,4 kgfm com gasolina, sempre em 3.200 rpm.


Nenhum comentário:

Postar um comentário