domingo, 16 de setembro de 2012

A1 Sportback tem preço especial de lançamento

Na versão Ambition, equipada com motor mais potente e de tecnologia refinada, compacto vai custar R$ 114,9 mil

Helder Lima

A Audi começa a vender este mês o modelo compacto A1 Sportback, de quatro portas, com preço especial de lançamento.  O modelo estará disponível para compra a partir da segunda quinzena do mês, em duas versões: Attraction e Ambition. A primeira versão, que conta com motor turbo 1.4 turbo FSI de 122 cv, chega com preço de R$ 94,9 mil.

Versão mais em conta será vendida por R$ 94,9 mil
Já a versão Ambition, com aparência mais esportiva, será comercializada por R$ 114,9 mil. Equipado com o novo motor 1.4 TFSI de 185 cv, que traz o inédito sistema de funcionamento com compressor Rotts e turbo, o A1 Sportback Ambition acelera de acelera de zero a 100 km/h em sete segundos e tem velocidade máxima de 227 km/h.

O interior do Audi A1 Sportback é espaçoso, com linhas elegantes
O propulsor de 185 cv tem como principal novidade o sistema de superalimentação duplo, que utiliza um compressor Roots e um turbocompressor. Associados, produzem torque elevado em baixas rotações: 25 kgfm entre 2.000 e 4.500 rpm.

O sistema, que já equipa alguns modelos Audi na Europa, é inédito entre os carros vendidos no Brasil. O propulsor é acoplado ao câmbio S Tronic, de sete velocidades, com dupla embreagem: combina o conforto de uma transmissão automática à eficiência de uma manual.

Motor 1.4 TFSI traz bloco de ferro fundido, que
suporta melhor as condições de alto desempenho
Os engenheiros da Audi criaram um sistema que gera o torque ideal para cada situação. Dependendo da aceleração e da faixa de rotação do motor, o módulo de comando calcula de que maneira o ar de admissão chegará aos cilindros: se apenas o turbocompressor, sozinho, dará conta de gerar pressão de admissão ou se será preciso participação do compressor Roots.

O controle do funcionamento é feito por meio de uma válvula, situada na entrada de ar após o filtro que, segundo sua posição, fará o ar seguir primeiro para compressor Roots ou então diretamente para o turbocompressor.

Comando de admissão dispensa serviço de manutenção
Para o motor 1.4 TFSI foram tomadas algumas medidas construtivas que visam à adequação aos elevados níveis de potência e torque. O propulsor traz, por exemplo, circuito de arrefecimento duplo. Com ele, o bloco do motor é aquecido mais rapidamente, já que o líquido arrefecedor fica no bloco até atingir temperatura de 95 °C, resultando em menor atrito no mecanismo de manivela (virabrequim e bielas).

Outra solução é o bloco do motor de ferro fundido do tipo deque aberto: permite circulação do líquido arrefecedor na parte superior dos cilindros, evitando a formação de bolhas de ar que prejudicam a circulação e também a deformação dos cilindros no aperto. Dessa forma, elimina-se uma causa importante de consumo de óleo.  

Já o comando de admissão de fase continuamente variável por 40° de ângulo do virabrequim permite que o comando fique automaticamente em posição atrasada assim que o motor é desligado. Todos os elementos relacionados a este sistema de acionamento são para a vida toda do motor, ou seja, nunca precisam ser substituídos.


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