terça-feira, 4 de setembro de 2012

C3 Picasso ganha novos motores na linha 2013


C3 na versão 2013: rodas de liga leve têm novo desenho; cor Rouge Rubi é nova no catálogo
Helder Lima

O Citroën C3 Picasso ganhou novos motores flexfuel para a linha 2013. O veículo pode ser adquirido agora com o propulsor 1.5i Flex, com 1,5 litro e 93 cv de potência, ou o Vti 120 Flex Start, de 1,6 litro, 16 válvulas e potência de 122 cv. Esses motores acentuam a dirigibilidade do C3 Picasso com diminuição de consumo de combustível e de emissões.

Propulsor 1.6 flex dispensa ‘tanquinho’ de gasolina para partida
Por dentro, o painel passa a ter aplicação de tungstênio, e o quadro de instrumentos, mais moderno, ganha fundo branco. Nas versões GL e GLX, duas novidades: aplicação em plástico nas laterais das portas e no console central. Uma nova cor, Rouge Rubi (vermelho), passa a fazer parte do catálogo de opções.

O projeto do motor 1.5i levou em conta o ganho de eficiência. O motor apresenta soluções de design em vários componentes, como pistões, coletor de admissão e corpo da borboleta.

Quadro de instrumentos ganhou acabamento com aplicação de tungstênio
Como melhoria da eficácia de funcionamento, foram integrados recursos como uma válvula termostática pilotada, que aumenta a eficiência térmica, e velas com tecnologia que melhora a combustão. O motor atinge torque máximo é de 14,3 kgfm quando abastecido com etanol, sempre a 3.000 rpm. Contudo, 86% do torque já está disponível a 2.000 rpm.

Já o propulsor Vti 120 Flex Start oferece bom equilíbrio de potência, torque e economia. Uma de suas características é a tecnologia Flex Start, que elimina o reservatório de gasolina (‘’tanquinho’’) do compartimento motor, não havendo necessidade de gasolina para auxiliar a partida a frio.

Esse motor oferece um torque máximo de 16,4 kgfm a 4.000 rpm, com etanol. Uma de suas maiores virtudes é o generoso torque, qualidade que proporciona melhor resposta ao acelerador, maior agilidade ao carro e, em consequência, maior prazer em dirigir.

Modelo tem duas opções de câmbio
A Citroën oferece ao comprador do C3 Picasso duas opções de câmbio: manual ou automático sequencial. A caixa de câmbio manual com cinco velocidades à frente (MA5R) oferece escalonamento adaptado à realidade brasileira. Para isso, foi desenvolvida para privilegiar acelerações e retomadas de velocidade.

Já a caixa automática sequencial AT8 adapta-se ao estilo de condução do motorista e às condições de utilização do modelo. Graças ao software auto-active, ela escolhe a programação mais apropriada à situação do momento.

O modo automático possui dispositivos programados para adaptar o funcionamento da caixa ao programa escolhido (esporte ou econômico), às condições externas (relevo da estrada, aderência, carga do veículo, aceleração ou desaceleração) e internas (temperatura e pressão de óleo da caixa, motor frio e outros fatores).


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