quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Ducati Streetfighter: Alma de superbike, atitude de guerreira

Com 155 cavalos de motor Ducati, esta guerreira está pronta para a ação
A Alma da Superbike Streetfighter combina atitude de guerreira com a sofististicação das motos naked para criar pura adrenalina. Com 155 cavalos de motor Ducati, esta guerreira está pronta para a ação.

Design Streetfighter
A Streetfighter é equipada com tudo que faz de uma Superbike uma lenda: um impressionante motor L-Twin com torque brutal, tecnologia de chassis exaustivamente desenvolvida, um belo swingarm single-side, freios Monobloc de parar o mundo e pura classe e sofisticação.

Enquanto as formas do tanque e do assento não deixam dúvida quanto às origens da Streetfighter, é sua posição de pilotagem ereta que realmente começa a desenhar o perfil da naked definitiva. Novos controles minimalistas, design dos conjuntos óticos e instrumentação que deixam a dianteira com um visual limpo e ameaçador, enquanto silenciadores duplos no lado direito deixam a traseira alta. Nenhuma outra Ducati jamais atingiu tal grau de agressividade oferecendo ainda uma pilotagem confortável, firme, controlada e apreciável.

Motor:
Testastretta Evoluzione
O mundialmente famoso motor Testastretta Evoluzione 1098 não necessita de apresentação. Lançado em 2007, ele surgiu para formar a base do motor que levou a Ducati aos títulos mundiais das categorias Superstock e da Superbike, que deixaram a competição embasbacada. Agora seu volume massivo, curso curto e incrível de torque fornecem potência à mais extrema naked da Ducati e os resultados são igualmente impressionantes.

Borboletas do acelerador
O motor da Streetfighter é alimentado por borboletas do acelerador elípticas, que são equivalentes ao diâmetro de 63,9mm. Representando um aumento de 30% no fluxo de ar em relação a borboletas tradicionais, a forma elíptica contribui para um considerável aumento de potência. O motor 1098 da Ducati foi o primeiro no segmento a introduzir esta tecnologia da MotoGP no uso urbano.

Sistema de Escape
O massivo sistema de exaustão 2-1-2 é feito com aço de 1mm de espessura para diminuição do peso e flui por canos de 58 a 63mm de diâmetro. O sistema utiliza duas sondas lambda para garantir um mapeameto de combustível preciso, para a melhor performance e uma válvula eletrônica na seção intermediária para atingir largas faixas de potência.

O visual estilo canhão, verticalmente empilhado dos silenciadores em aço escovado entregam ao famoso L-Twin da Ducati um som muito próximo do poder cru dos motores com tecnologia Desmo.

Capas em liga de magnésio
O cuidado com a redução de peso é ainda mais ressaltado por ambos os CAM COVERS e as capas externas da embreagem em liga de magnésio.

Curvas de potência e torque
Produzindo incríveis 11.7kgm de torque e 155 cavalos, o impressionante propulsor 1098 da Streetfighter não teme nada na competição das motos naked esportivas. O motor Testastretta Evoluzione L-Twin oferece tanto a melhor relação potência x peso quanto torque x peso da sua classe.

Refrigeração de alta eficiência
A unidade de força da Streetfighter é protegida por dois radiadores, cuidadosamente curvados no puro estilo naked para uma performance ótima e também para oferecer um visual impressionante. O radiador superior é auxiliado pela montagem de ventiladores leves e de alto fluxo, enquanto o inferior é posicionado na frente da bandeja, que também hospeda um trocador de calor a óleo altamente eficiente.

Chassi:
Quadro Fighter
O quadro Trellis utiliza 25.6° de ângulo comparado aos 24.5° da Superbike para garantir que a dianteira da moto ofereça mais equilíbrio.

Aro de liga leve com 10 raios
Com acabamento em cinza grafite, os aros de 10 raios em liga leve diminuem o peso geral da moto e mantém o importantíssimo controle no peso inercial. Este peso é composto por todos os componentes enter a suspensão e o piso e consiste das rodas, pneus, discos de freio, pinças, etc. Quando em rotação a altas velocidades, são as rodas que armazenam a maior parte da energia cinética e oferecem a maior resistência ao se virar, acelerar ou freiar. A diminuição de seu peso é assim uma séria contribuição tanto para a dirigibilidade quanto à performance da moto, e o resultado são as excelentes frenagens que fazem da Streetfighter a melhor.

Suspensão traseira Showa
Uma suspensão traseira Showa monoshock totalmente ajustável opera através de um link progressivo e é totalmente justável nas configurações de pré-carga da mola e amortecimento, tanto na compressão quanto no retorno.

Garfos Showa
Os garfos Showa de 43mm totalmente ajustáveis apresentam um acabamento dos sliders em cromo natural e suportes radiais para as pinças de freio, e permitem ajustes totais na pré-carga da mola, bem como da compressão e rebote do amortecedor.

Freios Brembo Monobloc
A Streetfighter utiliza a poderosa tecnologia de pinças de competição Monobloc da Brembo. Usinada de uma peça única de alumínio, as pinças alcançam maior rigidez e resistência a distorções durante frenagens extremas. O resultado não somente entrega um descomunal poder de frenagem, mas também uma sensibilidade maior e mais precisa no manete de freio. As pinças duplas Monobloc possuem cada uma 4 pistões de 34mm que pinçam enormes discos de 330mm para atingir sua espetacular performance. O peso dos discos foi mantido ao mínimo, utilizando-se estreitas superfícies de frenagem estilo competição.

Conjunto ótico
O visual agressivo do farol dianteiro é a 'face' da Streetfighter e deixa pouca dúvida quanto ao seu caráter. Enquanto a unidade principal de iluminação com design para multi-reflexão oferece poderosa iluminação para cortar a noite, suas duas agressivas tiras de LED nas setas conferem implacável e inconfundível identidade à moto.

Preocupando-se com a limpeza e o estilo de questões de design, os indicadores direcionais permanecem discretos com lentes transparentes e lâmpadas coloridas, enquanto as luzes traseiras se fundem ao paralama traseiro, fornecendo ótima iluminação enquanto mantém a aparência elegante e limpa à traseira alta e agressiva.

Instrumentação compacta
A instrumentação da Streetfighter se funde às linhas agressivas de seu farol. Informações adicionais às leituras padrão são gerenciadas pelos controles do lado esquerdo dos manetes, permitindo que o piloto navegue e selecione dados de vários menus.

O display apresenta rotações e velocidade, sendo esta representada na tela através de um gráfico de barras progressivo. Adicionalmente, os instrumentos exibem tempos de volta, o estado do DTC e o tempo do nível selecionado (se ativado na Streetfighter S), temperatura do ar, temperatura do elemento refrigerante, voltagem da bateria, dois odômetros parciais e um odômetro que é ativado automaticamente quando o sistema de combustível entra na reserva.

Luzes de aviso se acendem para informar o estado do neutro, indicadores de setas, farol alto, limite de revoluções, baixa pressão de óleo, reserva de combustível, intervenção do DTC (se ativado na Streetfighter S), e manutenção programada.

O display de instrumentos é ainda utilizado como painel de controle para os sistemas DDA e DTC, bem como para listar os tempos de volta gravados utilizando-se o botão de lampejamento de farol como cronômetro.

Cronômetro
O display digital é programado com uma função de cronômetro que, quando habilitada, pode ser acionada ao se utilizar o botão de lampejamento de farol, e cada tempo de volta armazenado na memória. Após a jornada ou a sessão na pista, o tempo de viagem ou das voltas na pista podem ser recuperados da memória e visualizados através dos botões de instrumentação no manete esquerdo.

Assento single-seat
A tampa do assento do garupa perfeitamente incorporada ao projeto é mais um dos pequenos detalhes que contribuem com o excelente acabamento da Streetfighter.

Fonte: Ducati Brasil


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