quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Com tecnologia, novo A3 é maior e mais leve

Com aumento de 58 milímetros na distância entre-eixos, modelo ficou mais confortável

Helder Lima

O novo Audi A3 Sportback, apresentado no Salão do Automóvel de Paris, também será destaque no Salão do Automóvel de São Paulo, que se realiza de 24 de outubro a 4 de novembro, no Anhembi. 
Modelo estreia no Salão de Paris e virá a São Paulo

O veículo compacto de cinco portas teve o peso reduzido graças à tecnologia ‘Ultra’ de construção leve. Os motores são poderosos e eficientes e os sistemas de informação e assistência ao motorista elevam o padrão no segmento dos compactos de maior valor agregado. 
Interior oferece materiais de acabamento
sofisticados; base reta do volante chama atenção

O novo A3 Sportback é mais longo, elegante e espaçoso. A distância entre-eixos agora mede 2.636 mm – um aumento de 58 milímetros. Em relação à versão de três portas, o Sportback tem 35 milímetros a mais de entre-eixos.

Na parte da frente, o elemento de destaque é a grade com cantos angulosos, além dos faróis estreitos de xênon plus, com luzes diurnas em LED, oferecidas como opcional. 

Na traseira, luzes bipartidas, disponíveis opcionalmente com tecnologia LED, em combinação com os faróis de xênon plus, asseguram um aspecto mais dinâmico ao modelo. A luz de freio adaptativa, que pulsa em alta frequência durante uma frenagem mais intensa, é standard.  

A Audi oferece tecnologias múltiplas de eficiência na motorização do A3 Sportback: injeção direta de combustível, turbo, gestão térmica e sistema start-stop. Graças às inovações, o consumo foi reduzido em média, cerca de 10% em comparação à versão anterior. A montadora traz, inicialmente, três opções de motorização: uma a diesel TDI e duas a gasolina TFSI. Outros dois propulsores a diesel e mais um a gasolina deverão ser lançados na Europa. 

Motores a gasolina podem ser 1.4 ou 1.8
O novo motor 1.4 TFSI, que agora também possui bloco de alumínio, pesa apenas 107 kg – 21 a menos que seu antecessor. A unidade produz 122 cv de potência e 20 kgfm de torque máximo, acelerando o modelo de zero a 100 km/h em apenas 9,3 segundos – com velocidade máxima de 203 km/h. O consumo de combustível combinado é de 18,86 km/litro, o que corresponde a 123 gramas de CO2/km.

Já o novo motor 1.8 TFSI a gasolina – que combina injeção direta FSI com injeção indireta multiponto; além do sistema Audi Valvelift, que varia a elevação das válvulas – produz 180 cv de potência e 25 kgfm de torque. O coletor de escape está integrado à cabeça dos cilindros – uma solução semelhante à utilizada no motor 1.4. Equipado com transmissão S tronic e tração dianteira, o modelo acelera de zero a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e tem velocidade máxima de 232 km/h. O consumo médio é de 17,85 km/litro, correspondente a 130 gramas de CO2 por km.



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