sábado, 17 de novembro de 2012

Renault atualiza design e motor 1.0 16V do Clio

Clio foi atualizado com o design global da marca, mas preço continua como seu principal atrativo

 
Helder Lima

A Renault atualizou a linha do subcompacto Clio para 2013, que também ganhou novo motor 1.0 16V Hi-Power, agora mais moderno, potente e econômico. O preços do carro começam em R$ 23.290.

Reestilização pretende dar sobrevida ao subcompacto francês
O trabalho desenvolvido pelas equipes do Renault Tecnologia Américas (RTA) e do Renault Design América Latina (RDAL) para a concepção do veículo resultou em, aproximadamente, 180 peças novas ou evoluídas na parte de carroceria e de acabamento quando comparado com o seu antecessor, além de 71 componentes modificados no novo propulsor 1.0 16V Hi-Power versus o antigo 1.0 16V Hi-Flex.

No quesito design, o Novo Clio passa a apresentar a mesma identidade de estilo usada pela Renault em outros mercados do mundo e ainda acena com um diferencial: por meio de kits de personalização, os consumidores poderão dar um toque pessoal e de exclusividade ao modelo, tanto externa quanto internamente. 

O Novo Clio chega ao mercado brasileiro seguindo a recente identidade visual adotada pela Renault na Europa e em outros países do mundo.

A frente do carro, por exemplo, foi modificada com adoção de novos faróis, parachoques, capô e entradas de ar. Uma grade estreita liga um farol a outro e converge para o centro, onde está a logomarca da Renault. Abaixo, uma grande tomada de ar em formato trapezoidal dá um toque de agressividade ao modelo.

Na traseira, foi incorporado um aerofólio com brake-light. As lanternas, no formato ligeiramente triangular têm as luzes com nova disposição. A tampa do portamalas ganhou dois vincos horizontais, que partem das lanternas em direção ao centro, onde está o logo da Renault, com a inscrição “Clio” em letras estilizadas logo abaixo, posicionamento que também segue o padrão dos demais modelos da marca. 


Propulsor 1.0 16V teve pequeno ganho de potência,
apesar da montadora ter modificado 71 componentes

Motor oferece mais desempenho

Comparando-se com o antigo Hi-Flex, o novo propulsor Hi-Power que passa a equipar o Clio teve pequeno ganho de potência, tanto com etanol (E100), quanto com gasolina (E22). São 80 cv (antes eram 77 cv) e 77 cv (76 cv anteriormente), respectivamente, a 5.750 rpm. O torque também melhorou. Agora são 10,1 kgfm, com gasolina, e 10,5 kgfm com etanol, a 4.250 rpm.

Apesar de mais econômico, o Novo Clio registra números mais favoráveis de desempenho. Com etanol no tanque, o veículo faz de zero a 100 km/h em 13,7 segundos e chega a 168 km/h de velocidade máxima. Com gasolina, a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 14,3 segundos e a velocidade final fica em 167 km/h.

As alterações técnicas do Novo Clio também incluem mudanças no sistema de transmissão. A embreagem utilizada conta com sistema de pré-amortecimento, que contribui para a redução de ruído.

Já as alterações nas relações de marchas visaram à redução do consumo de combustível. O câmbio continua sendo o mesmo manual de cinco marchas feito pela Renault no Chile, caracterizado por engates macios e precisos.



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