domingo, 16 de dezembro de 2012

Audi RS6 Avant acelera contra a concorrência



Helder Lima

O modelo chegará ao mercado europeu somente em maio de 2013, mas a montadora já se antecipou para divulgar nesta semana as características do novo Audi RS6 Avant, que também será vendido no Brasil no segundo semestre. Isso significa que a concorrência no segmento de luxo anda acirrada. 

Desenho da carroceria muda pouco em relação à versão
anterior, mas motorização está mais moderna
O novo modelo será a primeira perua do mundo que acelera de zero a 100 km/h em menos de quatro segundos, cravando exatos 3,9 segundos, graças ao motor 4.0 TFSI V8 biturbo, que desenvolve 560 cv de potência e 70 kgfm de torque.

O novo carro ganhou importantes diferenciais em relação ao modelo anterior para impressionar os amantes dos superesportivos de alto desempenho. O veículo é mais leve e eficiente que a versão anterior, o que lhe garante velocidade máxima de até 305 km/h.

O consumo médio é de 10,2 km/l. O motor 4.0 TFSI, que estreou no ano passado, é um exemplo da estratégia da Audi de downsizing na categoria de esportivos.

O novo Audi RS6 Avant oferece desempenho esportivo para uso diário, graças ao trabalho da quattro GmbH, subsidiária da Audi AG. A abreviatura RS representa a versão mais potente de modelos de série, equipados com tração permanente e integral quattro. O veículo apresenta dirigibilidade e performance superiores, aliadas a uma aparência discreta para uso cotidiano.


A força da motorização se desenvolve rapidamente devido aos dois grandes turbocompressores montados em conjunto com o intercooler. O conceito de montagem dos cilindros permite um design mais compacto e perdas mínimas de gases. O som esportivo do motor fica ainda mais “cheio” com as abas no sistema de escape. A Audi ainda oferece, como opcional, um sistema de escape esportivo.

Interior traz acabamento sofisticado e detalhes de
esportivos, como as aplicações em fibra de carbono

Sistema de economia trabalha com 4 cilindros

Apesar do alto desempenho, o consumo tem uma redução de cerca de 40% em comparação ao modelo anterior. Entre os fatores que contribuem para esta eficiência estão o novo sistema Star-stop de série e o gerenciamento térmico inovador.

Outra tecnologia de eficiência no novo Audi RS6 Avant é o sistema de cilindro sob demanda (COD). Em velocidades intermediárias, ele desliga as válvulas de admissão e escape dos cilindros 2,3,5 e 8. Desta forma, ele funciona como um motor quatro-cilindros até que o motorista acelere forte novamente. A passagem de quatro para oito cilindros leva apenas alguns centésimos de segundo e fica visível para o motorista por meio de uma indicação no painel de instrumentos. 

A tecnologia COD reduz o consumo de combustível em cerca de 5% – uma redução maior, de cerca de 10%, é possível quando o carro é guiado em velocidades moderadas. Rolamentos contra oscilações do motor são usados para compensar as vibrações que ocorrem durante a operação de quatro cilindros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário