sábado, 22 de dezembro de 2012

Bicicletas feitas em madeira laminada da Arauco são objeto da criatividade de designers colombianos

Universidade de Medellín elege a madeira laminada como matéria-prima ideal para bicicletas
A necessidade de desenvolver profissionais de design locais e atender ao crescente mercado de bicicletas na Colômbia levou a Faculdade de Desenho Industrial da Universidade Pontifícia Bolivariana de Medellín a criar um projeto inusitado no qual a madeira laminada AraucoPly, com tecnologia da Arauco, foi a matéria-prima principal. Até novembro, haviam sido fabricados pelos estudantes 25 modelos de bicicleta.

Segundo o coordenador do curso, Prof. Andrés Valencia Escobar, existe uma tendência global que aponta a madeira como material para a fabricação dos quadros e outras partes da bicicleta.  Foram utilizadas placas laminadas fornecidas pela empresa Fernández y Cia representante da Arauco na Colômbia, e a produtora HA bicicletas com sua marca GW, forneceu todos os componentes mecânicos. As  bicicletas de madeira apresentam atributos como leveza, resistência e maleabilidade para a concepção dos projetos, além de serem ambientalmente corretas. Em alguns projetos, as placas foram combinadas com partes de madeira maciça e bambu.

Para conferir os atributos desejados à placa de madeira laminada, a Arauco, líder mundial na fabricação de produtos florestais sustentáveis, empregou tecnologia de ponta desde o cultivo da madeira em florestas plantadas até o desenvolvimento do modelo AraucoPly. O produto é destinado aos mercados de móveis e estruturas em madeira. Seu principal diferencial tecnológico é a alta resistência mecânica e grande estabilidade obtidas pelo processo de fabricação que alterna a posição das chapas perpendicularmente ao sentido da fibra. A resina fenólica utilizada para colar as placas é certificada segundo os padrões ambientais europeus. O processo inteiro do cultivo das árvores à produção e distribuição do produto é certificado pelos principais padrões de qualidade e sustentabilidade, entre eles o CERTFOR (manejo florestal sustentável), ISSO 14001 (ambiental) e OHSAS 18001 (saúde ocupacional e segurança). 

Sobre ARAUCO -  A Celulosa Arauco y Constitución S.A (ARAUCO) é líder global em gestão florestal sustentável e na fabricação de produtos florestais sustentáveis. Com sede em Santiago, Chile, a Arauco gera emprego para 35.000 pessoas em todo o mundo, através de operações florestais e industriais no Chile, Argentina e Brasil e uma rede de escritórios de vendas internacionais.

A Arauco tem um patrimônio florestal de 1,6 milhões de hectares distribuídos no Chile, Argentina, Brasil e Uruguai, que inclui 1.024.435 hectares de florestas plantadas e 374.000 hectares de florestas nativas protegidas. A Arauco fabrica um total de 3,2 milhões de toneladas de celulose branqueada e não branqueada no mercado, um total de 2,8 milhões m3/ano de madeira serrada e 6,6 milhões m3/ano de painéis derivados de madeira (MDF, aglomerado).

Fonte: CL-A Comunicações


Nenhum comentário:

Postar um comentário