sábado, 5 de janeiro de 2013

Caminhões Iveco estão prontos para encarar as dunas gigantes do Peru na etapa de domingo

Fotos: José Mário Dias

Começou hoje (05/12/2012), às 11h de Brasília (8h em Lima, Peru) a 35ª edição do mais famoso e difícil rali do mundo, o Dakar 2013, que, nesta primeira etapa, teve um percurso de exibição de apenas 13 quilômetros (o rali é composto por 14 etapas que, somadas, perfazem percurso de 3.541 km para a categoria “caminhões”). A Iveco chega a esta edição como atual campeã. O trabalho vencedor vem sendo realizado em conjunto pela Iveco,  FPT Industrial e a equipe The Rooy,  que compõe o time Iveco –De Rooy.  Toda a evolução tecnológica presente nos caminhões Iveco foi baseada na busca de mais uma conquista para este ano.

Graças aos avanços tecnológicos feitos tanto no Iveco Powerstar como nos quatro caminhões Iveco Trakker  que estão na competição, a equipe alcançou um novo padrão de confiabilidade técnica para atingir os melhores resultados no Dakar Peru-Argentina-Chile 2013. Para Gerard De Rooy, principal piloto da equipe, este é considerado um dos mais importantes pontos-chave em uma corrida tão exigente como essa.

Após as celebrações pelos resultados alcançados na edição anterior, o foco da equipe em 2012 voltou-se para a continuidade, com atividades intensas nas oficinas. O resultado foi a terceira evolução do Trakker Iveco e Powerstar, com as cabines totalmente renovadas, recentemente apresentados na Feira de Hannover, na Alemanha. Toda a tecnologia foi criada para enfrentar a mais difícil competição do planeta, tão ou mais competitiva do que as edições mais consagradas.

Superar-se é a grande motivação para Gerard De Rooy e os demais pilotos da equipe, que mais uma vez destacou dois grandes expoentes como Hans Stacey (2007 vencedor do Dakar) e o  italiano Miki Biasion, (oito vezes participante) . “Mesmo sendo  o detentor do título atual, o piloto não sente-se sobrecarregado com a responsabilidade. “Na verdade,  eu senti a pressão especialmente no ano passado, mas agora sabemos em que nível estamos e o que podemos atingir.  Ao mesmo  tempo estamos conscientes de que no Dakar tudo pode acontecer”, disse De Rooy. 

No ano passado Gerard foi vencedor de cinco etapas, a partir do quarto dia de corrida. Outro que venceu três etapas foi Miki Biason. Primo de Stacey, Gerard De Rooy, ficou em segundo lugar na corrida. Complementando a consagrada equipe está o experiente francês Jo Árduo, em sua oitava aventura pelo Dakar, e ex-piloto de rali e debutante neste teste, o holandês René Kuipers (que irá substituir o espanhol Pep Vila, quanto à formação de 2012).

Mecanicamente todos os veículos são equipados com FPT Cursor 13, com potência máxima de 840 cv e tração integral. Sete outros veículos devem cumprir com a missão de apoio e assistência, sendo cinco Iveco Trakker (um com tração 8x8, outro com tração 6x6 e três 4x4), além de uma Iveco Daily 4x4.

“Nós sabemos que as primeiras etapas do Peru serão as mais difíceis do Dakar, devido às altas dunas de areia muito mole, mas estamos prontos para superar os desafios”, diz Miki Biasion consciente que a partir amanhã (domingo), vai realmente testar a técnicas de gerenciamento de pilotos,  robustez e mecânica dos caminhões. Afinal, estão programadas a partir do segundo dia  etapas no deserto, o que jamais havia acontecido tão cedo na história do rali.

A Equipe Petronas De Rooy Iveco compete no Dakar 2013 com dois novos Iveco Trakker 4x4 (Evolution 3), dois Iveco Trakker 4x4 (Evolution 2) e um Iveco Powerstar, veículo produzido e vendido pela Iveco na Austrália.  Todos os veículos estão equipados com motor cursor 13 FPT Industrial, que atinge até 840 cv de potência. O Raly Dakar 2013 tem 75 veículos inscritos na categoria “caminhões”.

Acompanhe a partir de segunda-feira, dia 07 de Janeiro, todas as informações sobre a presença da Iveco no maior rali do mundo no endereço eletrônico www.ivecodakar.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário