sábado, 26 de janeiro de 2013

Ford apresenta seu inédito caminhão para o segmento de extra-pesados



A Ford Caminhões mostrou pela primeira vez, em São Paulo, um novo caminhão para o segmento de extra-pesados, com capacidade de até 56 toneladas. Nesta apresentação prévia, realizada simultaneamente com a Ford Otosan na Turquia, onde o modelo também será produzido, foi mostrado o primeiro protótipo deste inédito caminhão do tipo cavalo-mecânico.

Com esse caminhão a Ford passará a competir numa faixa de mercado nova para a marca, a de extra-pesados, o segmento de maior crescimento do mercado brasileiro. O novo extra-pesado complementa a linha de veículos comerciais da Ford, reconhecida como uma das mais completas do Brasil.

O novo produto foi criado e desenvolvido em conjunto pelos times de design e engenharia da Ford do Brasil e da Turquia. O objetivo foi oferecer uma plataforma global que terá a melhor configuração e custo-benefício do segmento, aliando conforto na cabine, desempenho, economia, robustez e tecnologia avançada.

“O anúncio simultâneo nos dois países mostra o comprometimento atual e futuro da marca no setor de veículos comerciais. Este será um dos principais lançamentos do ano e representa um significativo avanço na estratégia de globalização dos veículos comerciais da marca”, diz Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil.

A operação de veículos comerciais é estratégica para a Ford América do Sul. Essa iniciativa está alinhada com a proposta Go Further da Ford, de ir além para oferecer soluções mais eficientes.

Classe mundial

A Ford Caminhões tem tradição no fornecimento de veículos robustos, confiáveis e com o melhor custo-benefício do mercado. O novo Ford Cargo extra-pesado foi projetado da mesma forma, para atender as necessidades desse segmento que tem registrado uma grande expansão nos últimos anos.

O novo Ford Cargo extra-pesado é um caminhão global com excelente configuração e custo-benefício no segmento, em sintonia com as necessidades do mercado. “É um veículo resistente, confiável e acessível, com padrão de qualidade global. Vai oferecer também alto desempenho e conforto, com ótima dirigibilidade e economia operacional”, afirma Oswaldo Jardim, diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul.

O seu desenvolvimento conjunto com a operação de caminhões da Ford na Europa permitiu uma estreita parceria entre as engenharias da Ford no Brasil e na Turquia, em sintonia com a Ford Motor Company mundial. Phil Collareno, diretor da linha de Veículos Comerciais Globais da Ford, destacou a importância do lançamento em um depoimento gravado para a apresentação no Brasil.

“O Cargo extra-pesado é um caminhão de classe mundial desenvolvido pelos melhores engenheiros que temos no Brasil, trabalhando junto com o time europeu. Este produto tem como base a fantástica linha Cargo e amplia a sua capacidade para até 56 toneladas, com um motor econômico, excepcional conforto e silêncio. Sei que, quando tiverem a oportunidade de ver esse produto, vocês estarão tão entusiasmados quanto eu.”

Robustez e eficiência

Os caminhões Ford são reconhecidos pela resistência, confiabilidade, custo-benefício e contam com um dos melhores índices de satisfação dos clientes. “A Ford foi a primeira a produzir caminhões no Brasil e utilizou toda a sua experiência na região para desenvolver o novo modelo”, diz Antônio de Lucca, engenheiro-chefe de Caminhões da Ford América do Sul.

O extra-pesado Ford vem com um novo conjunto motriz desenvolvido especialmente para proporcionar máxima eficiência operacional, não só em consumo de combustível, mas também em performance e capacidade de carga, com a tradicional confiabilidade dos caminhões Ford.

O veículo foi extensamente testado no Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista, o único na América Latina equipado com laboratórios e pistas para o desenvolvimento de caminhões. Rodou também milhares de quilômetros nas estradas da América do Sul, simulando o uso normal do produto nas suas diversas aplicações.

“Além disso, conta com ótimo espaço na cabine, que foi redesenhada para atender as necessidades dos consumidores nessa aplicação, com características superiores de conforto, isolamento acústico, suspensão e precisão dos comandos”, explica De Lucca.

Design moderno

A cabine do modelo é uma das mais confortáveis do mercado. Seu projeto segue as linhas modernas do novo Cargo e usa a linguagem de design Kinetic da Ford para unir funcionalidade, ergonomia e eficiência aerodinâmica. A criação do seu design externo foi liderada pelo Estúdio de Design da América do Sul, com sede em Camaçari, na Bahia.

“Este é o primeiro desenvolvimento verdadeiramente global da Ford em caminhões. Isso traz bastante orgulho para o time da América do Sul, que assim mostra a sua excelência também em veículos pesados”, diz João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford América do Sul.

Segundo ele, o cliente hoje espera não só evolução técnica, mas também um produto moderno, que represente a imagem da sua empresa. “O caminhão é a empresa dele. Com a linguagem Kinetic, o novo Cargo entrega essa modernidade e mostra que podemos aplicar elementos de design fantásticos em um caminhão pesado”, afirma.

Tradição e qualidade

A Ford já produziu mais de dois milhões de veículos comerciais na América do Sul, em mais de cinco décadas de operação. Na década de 80, com a linha Cargo, trouxe o primeiro caminhão mundial ao Brasil. Em 2011 lançou o Novo Cargo, com uma proposta de design inovadora e versões cabine leito.
“Fomos os pioneiros, conhecemos bem as estradas e os clientes da nossa região. Por isso, dizemos que a gente tem estrada”, destaca Oswaldo Jardim.

A Fábrica de Caminhões Ford em São Bernardo do Campo, SP, é uma das mais produtivas e competitivas do segmento. Ela opera em turno único, com um ritmo de produção atual de 166 caminhões por dia.
Seu processo de montagem se caracteriza pela flexibilidade para a produção de diferentes modelos e conta com o Mod Center, instalação que facilita o fornecimento de veículos customizados. A linha de montagem está totalmente pronta para a produção do novo modelo, que será iniciada em breve.

Segmento em expansão

A linha Ford Cargo conta hoje com 12 modelos, nos segmentos de leves (6 a 10 t), médios 4x2 (11 a 20 t), médios 6x2 (23 a 27 t), pesados 6x4 (27 a 31 t) e cavalos-mecânicos até 46 t.

Com o lançamento do modelo extra-pesado, a marca entra no segmento que tem apresentado o maior crescimento no mercado e em 2012 foi responsável por 24,6% das vendas (33.700 unidades). Em 2009 ele tinha 20,9% (22.500 unidades), chegando em 2011 a 23% (39.600 unidades).

A categoria é quase totalmente formada por cavalos-mecânicos, usados com carreta, enquanto os modelos com carroceria rígida representam apenas 5% das vendas. O seu crescimento foi impulsionado pelas mudanças no perfil logístico, principalmente de produtos agrícolas, com o uso de carretas para ligação com os centros de distribuição e depois veículos menores para trafegar nas cidades.

Com o lançamento do Novo Cargo, em 2011, a Ford registrou um grande avanço nas vendas do cavalo-mecânico Cargo 1933, com capacidade de 46 toneladas. Sua participação no segmento evoluiu de 8,2% em 2010 para 18,7% em 2012.

Venda e pós-venda

A Ford está entre as três marcas líderes de vendas de caminhões na América do Sul. Em 2012, ela teve uma participação de 21,1% no Brasil, considerando o mercado competitivo até 46 toneladas.

Outra vantagem dos caminhões Ford é a rede de venda e pós-venda com 140 distribuidores exclusivos no Brasil. Ela foi amplamente renovada e investe continuamente em treinamento e instalações para aprimorar o atendimento, com serviços que incluem, por exemplo, dormitório para motoristas e socorro mecânico 24 horas.

Fonte: Imprensa Ford



2 comentários:

  1. por fin el ovalo entra a competir en los extrapesados cosa que el chivo nohace je je jj ji jo jo

    ResponderExcluir