domingo, 17 de fevereiro de 2013

Híbrido da PSA adota motor a ar comprimido


Helder Lima

O Grupo PSA, que reúne as marcas Peugeot e Citroën, apresentou uma nova tecnologia de propulsão híbrida, que combina o motor tradicional a gasolina com outro a ar comprimido. O sistema foi batizado de ‘Hybrid Air’.O objetivo do grupo francês é chegar à marca de eficiência em consumo de 50 km por litro. O novo sistema deverá ser oferecido em carros compactos a partir de 2016. Nos modelos maiores, o sistema híbrido que continuará a ser oferecido é o que adota sistema elétrico.

Tecnologia alia desempenho e eficiência no consumo de combustível
Para dirigir um carro com o ‘Hybrid Air’, o motorista pode escolher entre três modos: ar comprimido, gasolina ou os dois combinados.

Motor a combustão trabalha em regime otimizado,
para alimentar a bomba hidráulica do outro sistema
Na sua plataforma mecânica, o carro tem uma unidade para armazenar o ar comprimido que é gerado por uma bomba hidráulica. A caixa de câmbio é automática, com trem de engrenagens planetárias, que é extremamente robusto. O sistema também tem um controle inteligente que adapta o modo de operação do veículo.

A Peugeot homologou a desempenho do sistema com emissão de 69 g de CO2 por quilômetro, uma marca que é menos que a metade da média dos veículos atualmente. Essa marca seria obtida se a tecnologia fosse instalada em veículos como o Peugeot 208 ou o Citroën C3.  

Citroën C3 é um dos modelos que poderá adotar
a tecnologia híbrida criada para veículos compactos
Em comparação com motores convencionais rodando na cidade, o ‘Hybrid Air’ proporciona uma economia de até 45% de combustível, enquanto no uso geral (cidade e estrada) a economia fica em 35%.

O grupo também estima que nos deslocamentos da cidade o sistema de ar comprimido pode trabalhar sozinho em 80% do tempo, principalmente em baixas velocidades. A tecnologia conta ainda com sistema de regeneração da energia de frenagem, o que também ajuda na eficiência. 

Tanque para ar comprimido pintado em azul fica
localizado debaixo do piso, em sentido longitudinal

Marcas devem cumprir padrões de emissão

As tecnologias de propulsão híbridas devem se consolidar no mercado mundial de automóveis nos próximos anos, paralelamente aos carros elétricos, que ainda precisam ganhar mais autonomia para conquistar o consumidor.

Com baixa emissão, ou emissão zero, essas novas tecnologias são fundamentais para que sejam cumpridos os acordos internacionais de redução de gases do efeito estufa. Em 2020, na Europa os veículos poderão emitir até 95 g de CO2 por quilômetro, enquanto na China o máximo tolerado será de 117 g de CO2 por quilômetro. 

O sistema ‘Hybrid Air’ representa uma estratégia importante para a sobrevivência futura do grupo francês, tanto que seu projeto e desenvolvimento envolveram uma equipe de 200 profissionais. Outro dado sintomático dessa importância é o apoio do governo francês ao projeto.

Nessa tecnologia, a operação do motor convencional também é otimizada, já que em boa parte do tempo esse propulsor trabalha apenas para alimentar o reservatório do motor a ar comprimido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário