segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Hyundai i30 tem novo visual e motor 1.6 16V


Desenho em escultura fluida valoriza a noção de movimento, mas modelo guarda semelhança com HB 20
Helder Lima

A Hyundai anunciou esta semana o início das vendas da nova geração do hatchback premium i30, que terá preços de R$ 75 mil a R$ 85 mil, dependendo da versão escolhida pelo consumidor. O carro foi mostrado pela primeira vez ao público brasileiro no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2012. 


Porta-malas com banco traseiro bipartido:
mais capacidade para acomodar objetos
As maiores mudanças do novo veículo coreano estão no novo propulsor 1.6 16V com tecnologia flex e o novo design. Anteriormente, o carro era oferecido com propulsor 2.0 16V. O modelo também é o primeiro compacto a contar com a transmissão automática de seis marchas com trocas sequenciais, como os veículos de maior valor agregado.

Projetado e desenvolvido em Rüsselsheim, na Alemanha, o novo i30 representa uma a evolução da linguagem de design da marca, por meio da adoção do conceito de escultura fluida. As linhas da carroceria guardam certa semelhança o HB 20, compacto de menor valor lançado no ano passado e que já faz parte da paisagem das ruas.

Com essa nova geração do i30, a montadora espera manter a trajetória de sucesso do modelo que, desde seu lançamento, em 2009, registrou 105 mil unidades vendidas no Brasil, sendo o líder de vendas em seu segmento.


Painel de instrumentos permite rápida leitura
e também segue a linha de design sofisticado
A montadora afirma que o propulsor 1.6 16V foi desenvolvido para o mercado brasileiro, e assim ela espera aumentar a competitividade do modelo com um veículo mais econômico em consumo de combustível. Mas o preço ao consumidor está mais elevado, já que a versão anterior, com motor 2.0, custa em torno de R$ 52 mil.


Hatchback abandona o motor 2.0 para adotar
o 1.6 16V desenvolvido com tecnologia flex
O propulsor, chamado de Gama 1.6 FFV Flex, tem configuração de quatro cilindros em linha, desenvolvendo 128 cv de potência máxima a 6 mil RPM. Esse propulsor também é oferecido no HB 20, como alternativa ao motor 1.0.

Desenho é inspirado em linhas da natureza

O conceito de escultura fluida utiliza linhas inspiradas pela natureza e pela arquitetura moderna para dar aos veículos uma presença constante e tridimensional. Desde sua introdução, no projeto conceitual Hyundai ix-onic, no Salão de Genebra de 2009, a escultura fluida passou a ser a linguagem de design dos modelos da marca.

Ao projetar o novo i30, os designers da Hyundai adotaram linhas fortes para esculpir um carro com aparência atlética, que transmite uma sensação de movimento constante mesmo quando parado. O carro tem um desenho ousado, que gera uma sensação de confiança por meio de suas características esportivas e proporções dinâmicas.

O novo i30 também traz o detalhe principal da assinatura frontal da Hyundai – a grade com formato hexagonal. Essa aparência define o i30 como membro da família. Os faróis facetados que flanqueiam a grade dão uma personalidade forte ao veículo, assim como uma sensação de refinamento e luxo.


Segurança

O novo i30 apresenta as mais modernas tecnologias de segurança ativa e passiva para assegurar máxima proteção aos seus ocupantes. A segurança ativa inclui ESC (programa eletrônico de estabilidade), ABS (sistema de freios antibloqueio), VSM (gerenciamento de estabilidade do veículo). Em termos de segurança passiva, a nova geração do i30 é equipada com airbags – frontais laterais e de cortina, oferecendo ainda airbag para os joelhos do motorista como opcional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário