segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Mercedes-Benz: Cupê CLA lança nova tecnologia de frenagem

Esportividade e luxo para quem quer se diferenciar nas ruas
Helder Lima

O cupê médio de quatro portas CLA é a mais nova estrela da linha de veículos da Mercedes-Benz, apresentado há duas semanas em Stuttgart (Alemanha).


CLA 220 é equipado com motor a diesel, de injeção direta:
170 cv de potência, com baixo nível de emissões
O modelo recém-chegado traz um sistema de frenagem baseado em radar como equipamento de série, que é capaz de alertar o motorista sobre a aproximação de algum obstáculo a partir de 7 km/h e iniciar uma frenagem com precisão quando o condutor pisa no pedal do freio.

Esse sistema alerta o motorista potencialmente distraído por meio de avisos visual e sonoro, preparando simultaneamente o sistema Brake Assist (assistente de frenagem) para entrar em ação. 


Interior traz materiais nobres e recursos sofisticados,
como o sistema de entretenimento e navegação
Uma novidade nessa tecnologia é proporcionar proteção contra típicas colisões traseiras em situações de tráfego perigosas.

Outro destaque tecnológico está relacionado ao design da carroceria, que representa novo recorde mundial em aerodinâmica para automóveis produzidos em série, com coeficiente (Cd) de 0,22. 

Na área de design, as características do veículo incluem o capô com saliências destacadas incorporado na dianteira e a grade com padrão diamantado. Os módulos de iluminação e os LEDs por trás dos vidros que cobrem os faróis foram posicionados de forma a criar um efeito característico de difusão para as luzes de uso diurno e sinaleiras. 

A aparência avançada e esportiva do exterior é mantida no interior do veículo.  O CLA é equipado com bancos integrais na frente e atrás, reforçando seu caráter esportivo. O assento traseiro privilegia os espaços laterais (tipo 2+1).


Tração

O Mercedes-Benz CLA é oferecido opcionalmente com uma nova geração do sistema 4MATIC de tração integral permanente com distribuição de torque variável. Este desenvolvimento novo proporciona alta reserva de poder de tração e uma impressionante agilidade.


Motores antecipam normas europeias

Um ano antes da data prevista para a introdução das normas Euro 6, em 2014, todas as versões a gasolina e a opção diesel de topo do novo CLA atendem aos futuros requisitos deste padrão de emissões europeu.

Os motores a gasolina, com cilindrada entre 1,6 e 2 litros, cobrem um espectro de potência variando entre 122 cv no CLA 180, 156 cv no CLA 200 até 211 cv  no CLA 250. 
Os dois motores a diesel combinam alto torque em baixas rotações com a mais alta eficiência: o CLA 200 CDI gera 136 cv.



Nenhum comentário:

Postar um comentário