terça-feira, 12 de março de 2013

Ford Fiesta ST será atração dos X Games no Brasil, em Foz do Iguaçu


Ford Fiesta ST 2014 de Ken Block

O Fiesta ST, novo carro global de performance da Ford, será uma das atrações dos X Games, o maior evento de esportes de ação do planeta, que pela primeira vez terá uma edição completa no Brasil, de 18 a 21 de abril, em Foz do Iguaçu, no Paraná. A versão de competição do Ford Fiesta ST 2014 será pilotada por três grandes astros das pistas: Ken Block, Tanner Foust e Brian Deegan, bicampeão do RallyCross.


Ford Fiesta ST 2014
O evento faz parte do Campeonato Global de RallyCross, que em 2013 terá uma abrangência verdadeiramente global. Além das cinco corridas programadas na América do Norte, a competição inclui quatro etapas dos X Games: em Foz do Iguaçu; em Barcelona, Espanha (maio); em Munique, Alemanha (junho); e Los Angeles, EUA (agosto). A Ford é a única marca de automóveis a patrocinar esses eventos. 


Ford Fiesta ST Race 2014
A presença nos esportes radicais faz parte do lançamento global do carro com a assinatura ST. “O Campeonato Global de RallyCross e os X Games são uma grande vitrine para mostrar o que os carros compactos de performance da Ford são capazes de fazer”, diz Jamie Allison, diretor da Ford Racing. “Será fantástico ver o Fiesta ST competir em quatro países nesta temporada.”


Brian Deegan e Tanner Foust

Carros e pilotos

Para desenvolver o Fiesta ST de competição, a Ford Racing firmou uma parceria com a OlsbergMSE, que venceu dois títulos consecutivos de pilotos com Tanner Foust e ajudou a Ford a conquistar o título de fabricantes em 2011 e 2012. Tanner Fouste e Brian Deegan vão dirigir esse modelo.


Ken Block
Ken Block e o time Hoonigan Racing Division completam o programa da Ford. Block é o astro da série Gymkhana – um dos vídeos de maior sucesso da internet, com cerca de 180 milhões de acessos, em que pilota um New Fiesta em manobras radicais – e foi medalha de prata nos X Games em 2012. 

“Estou muito feliz em poder correr pela Ford no RallyCross pelos próximos anos, especialmente nos quatro eventos dos X Games”, diz Block. “Meu time está aplicando neste novo carro tudo o que aprendemos na última temporada. Vai ser muito divertido.” 


Evento global

Criados em 1995, nos Estados Unidos, com o nome The Extreme Games, os X Games são considerados a Olimpíada dos Esportes Radicais e referência global em esportes de ação. Esta é a primeira vez que eles terão etapas completas fora dos Estados Unidos. Foz do Iguaçu foi escolhida para receber a atração pelos próximos três anos, até 2015. Rio de Janeiro e São Paulo já sediaram etapas classificatórias e de demonstração dos X Games em 2002 e 2008.  

Três arenas estão sendo construídas em Foz do Iguaçu para as competições. As provas de RallyCross serão feitas na Usina Hidrelétrica de Itaipu, em uma estrutura gigantesca com pistas trazidas dos Estados Unidos. As outras arenas terão como cenário o Parque Nacional do Iguaçu e as cataratas. Além do rali de carros, o evento atrairá ao País as maiores estrelas do skate, bikes BMX e motocross. São esperados mais de 200 atletas de quinze nacionalidades e um público de 60 mil pessoas no evento, que será transmitido para mais de 190 países e terá cobertura da Rede TV em TV aberta no Brasil. 

Fonte: Imprensa Ford


Nenhum comentário:

Postar um comentário