sábado, 30 de março de 2013

Gol, Fox e Voyage ganham nomenclatura global

Gol com nomenclatura ‘Highline’ procura se identificar com os modelos de mais luxo e sofisticação da marca
Helder Lima

A Volkswagen apresentou nesta semana os primeiros modelos da linha 2014 do Gol, Voyage, Fox, Polo e Golf, que chegam à rede de concessionárias da marca em abril.

Entre as novidades das linhas Gol, Fox e Voyage está a adoção da nomenclatura global ‘Highline’ para as versões topo de linha, o que ocorre pela primeira vez em modelos fabricados no Brasil. Essa nomenclatura identifica também as opções mais refinadas de modelos como o sedã Jetta e a picape Amarok.

Nos modelos Gol e Voyage, as opções 1.6 Power e 1.6 Comfortline, respectivamente, passam a se chamar Highline. Assim, essas versões passam a trazer ar-condicionado de série, o que melhora a relação custo-benefício.

Também são de série alarme keyless, chave canivete, vidros traseiros elétricos (em adição aos vidros dianteiros elétricos, já oferecidos de série nos modelos), espelho retrovisor externo elétrico e sensor de aproximação de obstáculos traseiro.

Voyage com pacote de tecnologia BlueMotion no
propulsor 1.0 fica até 8% mais econômico: menos emissões
Também houve incremento na oferta de equipamentos nas demais opções para os modelos. São novidades o copo porta-objetos no console central e a luz de leitura traseira no teto (opcional para o Gol). O Voyage passa a ser equipado em todas as suas versões com airbags frontais, freios ABS e direção hidráulica.

Complementam a lista de série itens como travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas. O Gol, que tem opção de carroceria de duas ou quatro portas, traz ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador como equipamentos standard.

O Gol e o Voyage também trazem a arquitetura eletrônica que estreia no Fox e no CrossFox. Esse novo recurso possibilita a instalação de equipamentos como o ECO Comfort, dispositivo que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica.

Opcional aumenta eficiência no consumo

O Gol e o Voyage têm como opcional o pacote BlueMotion Technology que permite consumir até 8% menos combustível em relação aos respectivos modelos com o motor 1.0 VHT.

Disponível com a nova motorização 1.0l TEC, essa configuração agrega ao Gol e ao Voyage “pneus verdes” nas medidas 175/70 R14, com menor resistência ao rolamento, e indicador digital de consumo instantâneo de combustível. O pacote contempla ainda indicador digital de marcha ideal a ser utilizada.

O motor 1.6 EA111 VHT, quando abastecido com etanol, desenvolve 104 cv a 5.250 rpm e torque de 15,6 kgfm a 2.500 rpm. Quando abastecido com gasolina a potência é de 101 cv a 5.250 rpm e o torque, de 15,4 kgfm a 2.500 rpm.

Outra modificação feita recentemente foi a estreia da nova geração de motores 1.0, da família EA111. O novo propulsor traz a nova denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), com melhorias em desempenho, economia de combustível e redução de emissões.

O motor TEC, quando está abastecido com etanol, desenvolve potência de 76 cv a 5.250 rpm e torque de 10,6 kgfm a 3.850 rpm. Quando está abastecido com gasolina, a potência é de 72 cv a 5.250 rpm e o torque, de 9,7 kgfm a 3.850 rpm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário