domingo, 17 de março de 2013

RS 6 Avant é a station mais rápida do mundo

Carroceria tem desenho agressivo, com linhas típicas da marca alemã na grade frontal e nos faróis

Helder Lima

A Audi lança durante o Salão de Genebra – de ontem a 17 de março – a terceira geração da perua esportiva RS 6 Avant, que é a primeira station wagon do mundo produzida em série a chegar aos 100 km/h em menos de quatro segundos (aos 3,9 segundos exatamente) e a atingir velocidade máxima acima dos 300 km/h.

Com previsão de vendas na Europa a partir de maio, o modelo chegará ao Brasil no último trimestre deste ano.

Na configuração padrão, a velocidade máxima do modelo é de 250 km/h (limitada eletronicamente), mas pode chegar aos 280 km/h com o pacote opcional Dynamic, e aos 305 km/h com o Dynamic Plus. 

Esses números são realidade graças ao novo motor 4.0 TFSI V8 biturbo, que gera 560 cavalos de potência (entre 5.700 e 6.700 rpm) e 70 kgfm de torque (entre 1.750 e 5.500 rpm), ante os 580 cv e 65 kgfm de torque do 5.0 V10 do antigo modelo, que acelerava de zero a 100 km/h em 4,5 segundos. 

Interior chama atenção pelo cuidado no acabamento
dos bancos e no uso de peças de fibra de carbono
Exemplo da estratégia da Audi de compactação de motores na categoria de alto desempenho, o novo V8 biturbo, além de mais forte, é também mais econômico. Seu consumo médio é de 10,2 km/l, uma redução de cerca de 40% em comparação ao modelo anterior. Entre os fatores que contribuem para esta eficiência estão o novo sistema start-stop de série, que desliga o motor automaticamente no tráfego lento, e o gerenciamento térmico inovador. 

Outra tecnologia de eficiência da nova RS 6 Avant é o sistema de cilindro sob demanda (COD). Em velocidades intermediárias, ele desliga as válvulas de admissão e escape dos cilindros 2,3,5 e 8. Desta forma, ele funciona como um motor de quatro cilindros até que o motorista acelere forte novamente. 

Suspensão a ar se adapta ao tipo de direção

A nova RS 6 Avant é o primeiro modelo da família RS a ter, de série, suspensão adaptativa a ar, que deixa o modelo até 20 mm mais baixo. O sistema é combinado com amortecimento controlado e leva em conta as condições da estrada, o estilo de guiar e o modo de condução escolhido no Audi Drive Select – que modifica diversos componentes do automóvel de acordo com as preferências do motorista. 

A suspensão esportiva pode ficar mais firme com o Dynamic Ride Control (DRC). Este sistema utiliza molas de aço e amortecedores ajustáveis de três níveis, interligados em diagonal por dutos de óleo e uma válvula central. Outra opção é a direção dinâmica, que pode ser integrada ao Audi Drive Select.

Para coroar a economia de combustível, a carroceria tem cerca de 20% de alumínio e inclui numerosos componentes feitos em aço de alta resistência. A nova Audi RS 6 Avant é cerca de 100 kg mais leve que sua antecessora e a relação peso-potência contribui para o desempenho superior, com economia de combustível.




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