terça-feira, 12 de março de 2013

Troller dá dicas de pilotagem para a travessia de trechos alagados

Foto: Zé Luiz Cavalcanti

Conhecida por sua tradição off-road, a Troller, marca do grupo Ford, divulga para os clientes dicas para a travessia de rios e áreas alagadas, situação encontrada com frequência em trilhas e mesmo em cidades, quando ocorrem enchentes. Produzido pela montadora em Horizonte, no Ceará, o Troller T4 é capaz de rodar em até 80 centímetros de profundidade na água. O vão livre do solo, a montagem elevada dos componentes do motor, o snorkel e a vedação eficiente da carroceria são algumas características que contribuem para isso.

Foto: Doni Castilho
Porém, rodar em trechos alagados também exige perícia. “Mesmo quando se está a bordo de um legítimo off-road como o Troller T4, o motorista precisa ter alguns cuidados para garantir a segurança e evitar danos ao veículo”, lembra Angelo Barros, especialista técnico de Serviço ao Cliente da Troller. Veja suas dicas.

Foto: Doni Castilho
• Antes de entrar com o carro na água, faça a travessia a pé e verifique a profundidade para não haver obstrução da entrada de ar do motor. Se a profundidade exceder 80 centímetros, procure outro caminho.

• Confira se há obstáculos que podem se chocar com o diferencial ou o cárter e buracos escondidos na água, que podem fazer a frente do carro mergulhar.

• Planeje a rota por onde vai entrar e sair da água, pois barrancos molhados podem dificultar a manobra.

• Engate a primeira ou a segunda marcha reduzida (4x4L), que deve ser usada até o final.

• O deslocamento não deve ser tão rápido a ponto de espirrar água no para-brisa, mas suficiente para formar uma pequena onda à frente do para-choque dianteiro. Isso vai provocar uma depressão embaixo do motor, criando uma camada de ar entre ele e a água. Siga dessa maneira até o final da travessia.

• Se possível, dirija a favor da correnteza e em diagonal para a outra margem.

• Não pare durante a travessia, mas se um imprevisto obrigar a isso, mantenha o motor ligado e ligeiramente acelerado, para evitar que a água entre pelo escapamento.

• Evite trechos profundos com correnteza forte, para não ser arrastado pela água.

Versatilidade off-road

O Troller T4 é reconhecido pela robustez e disposição para enfrentar todo tipo de terreno, qualidades comprovadas em competições nacionais e internacionais e também por trilheiros e empresas que o utilizam em aplicações de lazer e profissionais em diferentes regiões do Brasil. 

Além de construção robusta, com chassi de estrutura fechada, o veículo conta com uma série de recursos. Tem motor turbodiesel 3.2 com turbina de geometria variável, de 165 cv, tração 4x4, diferencial traseiro autoblocante, freio a disco nas quatro rodas e carroceria em compósito resistente. Vem equipado também com peito de aço, rodas de alumínio, pneus 255/75 R15 de uso misto, santantônio revestido com material espumado, direção hidráulica, ar-condicionado e trio elétrico. 

Fonte: Imprensa Troller

Nenhum comentário:

Postar um comentário