segunda-feira, 22 de abril de 2013

ABS e airbags começam a equipar populares

Modelos ganham equipamentos de segurança ativa, antecipando-se à obrigatoriedade
 Helder Lima
Interior do subcompacto Celta: com a adoção da
bolsa inflável, modelo recebeu novo volante de três raios

As tecnologias de freios ABS e airbags finalmente estão começando a equipar os modelos mais populares fabricados no País. Depois que a Fiat lançou, no fim do ano passado, esses recursos como itens de série na linha do Novo Uno, inclusive nas versões de entrada, agora é a vez da Chevrolet responder à concorrência com a adoção dessas tecnologias de segurança ativa na linha 2014 do subcompacto Celta.
Uno é equipado com ABS e airbags em todas as versões
de sua linha, mas preço ao consumidor aumentou

A expansão dos modelos com ABS e airbags vem ocorrendo não por conta de as montadoras serem “boazinhas”, mas porque resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinaram que, a partir de 1º de janeiro de 2014, o sistema antitravamento de freios e as bolsas infláveis serão obrigatórios em todos os veículos vendidos no País.
Voyage 1.6 também ganhou equipamentos de
segurança ativa: marca já contempla 60% de suas linhas
No caso do ABS, um estudo do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) Brasil constatou que 39% dos automóveis produzidos no País ainda não possuem o sistema como item de série.

Na categoria dos hatchs compactos, a mais expressiva do mercado, com cerca de 57% das vendas em 2012, os números não são melhores: apenas 54% das versões possuem o ABS. Isso significa que, dentre as 122 versões dos 26 modelos pesquisados, pouco mais da metade possui o acessório como item de fábrica, e mais de um quarto (27%) não possui o item nem como opcional.

Entre os sedãs compactos, 54% dos veículos possuem o ABS de série. Mas, assim como nos hatchs, o número de versões sem o equipamento nem como opcional ainda é alto: 22%.
Já com os sedãs médios, categoria de veículos mais caros, o resultado foi outro. Quase todas as versões (99%) possuem ABS de série, e não há nenhum carro sem o item pelo menos como opcional. 

Celta oferece recursos só na versão LT

A linha 2014 do Celta já se encontra na rede de concessionárias, nas versões LS e LT, em carrocerias de três e cinco portas. Mas os equipamentos de segurança – airbag duplo frontal e freios ABS – estão disponíveis apenas na versão LT de cinco portas, no conjunto R8G, que inclui também ar-condicionado e novo volante de três raios.

Outra montadora que está se antecipando às resoluções do Contran é a Volkswagen. Desde janeiro deste ano, o Gol e o Voyage passaram a contar com os sistemas ABS e airbags frontais de série.


Nenhum comentário:

Postar um comentário