sexta-feira, 10 de maio de 2013

Brasil terá pilotos em Pikes Peak e na Ilha de Man pela primeira vez na história



A realização de um sonho: este é o principal objetivo do paulista Marthyn Decker, 36 anos, que será o único e primeiro brasileiro a participar da Subida de Montanha em Pikes Peak, no Colorado (EUA). Considerada a segunda mais antiga prova de esportes a motor dos Estados Unidos, a 91ª edição da prova será realizada de 24 a 30 de junho de 2013.

Inscrito na categoria Time Attack (ou seja, contra o relógio), Decker pilotará um carro especialmente preparado para a conhecida “Corrida para as Nuvens”, com o número #99, da equipe DK Industries Extreme Team.

Com grande trajetória em esportes a motor, Decker ganhou sua primeira moto aos 5 anos de idade e já participou de diversas competições sobre duas e quatro rodas. Com experiência em kart, motocross, ral ly de velocidade e motovelocidade, em 2010, o piloto conquistou o 2º lugar nas 500 Milhas de Interlagos de Motovelocidade e alcançou quatro pódios na categoria Supersport 600cc.

Rally de velocidade e kart têm tomado boa parte do tempo de treinamento de Decker para a disputa em Pikes Peak, além de muita preparação física. “O kart proporciona bastante sensibilidade e precisão na busca da melhor volta, além de manter os reflexos em dia e proporcionar uma adrenalina incrível. É tudo o que eu preciso para acelerar em Pikes Peak”, afirma.

Conhecida como a “Corrida para as Nuvens”, a disputa é realizada desde 1916 na montanha de Pikes Peak, em um percurso de 21 quilômetros e 156 curvas. Além da pista sinuosa, outro grande desafio para os competidores é variação de altitude, pois a prova começa em um ponto com 2.862 metros acima do nível do mar e termina a quase 4.300 metros.

De acordo com Decker, o ar rarefeito chega a diminuir a potência dos motores em até 30%. Por isso, piloto e máquina têm de estar totalmente integrados e bem preparados para cumprir a prova. “É uma real disputa de homem/máquina contra o relógio, a pista e os limites pessoais, que também têm de lutar contra os efeitos da natureza”, completa.

Também pela equipe DK Industries, outro piloto que realizará um grande sonho em 2013 é o paulista Rafael Paschoalin. Aos 29 anos, o talentoso atleta enfrentará o desafio máximo de sua carreira: o Tourist Trophy (Isle of Man TT) - a perigosíssima corrida de rua na Ilha de Man (Reino Unido), que completa 105 temporadas este ano e terá início em 1º de junho.

Somando mais de 22 anos de experiência em provas de velocidade sobre duas rodas, Paschoalin está inscrito na categoria Superbike. Mas, independente do resultado, o piloto já tem nome garantido na história do TT, pois será o primeiro brasileiro a enfrentar as 256 curvas do trajeto que inclui trechos onde as motos podem ultrapassar a marca dos 300 km/h.

Mas, para participar da mais antiga e perigosa prova do planeta, é necessário um excelente currículo de motovelocidade de rua. Por isso, Paschoalin já se prepara para o TT há três anos. Em 2012 - também pela DK Industries -, o paulista participou de duas das mais desafiadoras provas de rua do mundo, incluindo a North West 200 (Irlanda), onde também se consagrou como o primeiro brasileiro a participar da disputa (ficou na 26ª colocação entre 56 competidores). E foi o bom resultado do brasileiro nessa prova que lhe garantiu o convite para participar do GP de Macau, na China - prova em que o piloto já tem convite garantido para a edição 2013.

Fonte: Alternativa de Comunicação / Ana Cássia Siqueira




Nenhum comentário:

Postar um comentário