terça-feira, 14 de maio de 2013

RS 4 Avant: perua superesportiva da Audi chega ao País


Nova versão da RS 4 Avant traz propulsor que produz 450 cavalos, 30 a mais que a versão anterior do modelo
Helder Lima

Chega neste mês ao mercado brasileiro um dos principais lançamentos da Audi no ano, a RS 4 Avant, uma perua superesportiva que traz sob o capô o propulsor V8, de 4,2 litros, que produz 450 cv de potência (a versão anterior tinha 420 cv) a 8.250 rpm  e ultrapassa a barreira dos 100 cv por litro – no novo motor, a potência específica é de 108,1 cv por litro. 

A RS 4 Avant vem equipada com câmbio S tronic de sete velocidades e tração permanente integral quattro. O modelo será oferecido somente na versão Avant e seu preço é R$ 438,7 mil. 

Interior une conforto, bom acabamento e
esportividade: privilégio para poucos motoristas
Com a cabeça dos cilindros pintada em vermelho, o motor V8 (o mesmo que equipa o RS 5 Coupé) tem torque máximo de 43 kgfm, disponível de 4.000 a 6.000 rpm. As respostas são extremamente rápidas: a RS 4 Avant acelera de zero a 100 km/h em apenas 4,7 segundos, número ainda menor do que o da versão anterior, que chegava a 100 km/hora em 4,9 segundos com um motor de 420 cv – 30 a menos que a versão atual. A velocidade máxima é limitada a 250 km/hora.  

RS 4 Avant traz motor V8 de 4,2 litros,
que acelera de zero a 100 km/h em 4,7 segundos
Feito artesanalmente na planta da Audi em Gyor, na Hungria, o motor 4.2 FSI integra a força extrema a uma eficiência exemplar, com consumo combinado (cidade/estrada) de 9,3 km/litro.

Eficiente também é o câmbio de sete velocidades, com dupla embreagem, que equipa o novo modelo e que pode ser automático ou trocado manualmente por meio da alavanca seletora ou de borboletas no volante. 

Para acelerações mais rápidas, o motorista pode também ativar o Launch Control (controle de largada), sistema que gerencia a melhor tração das rodas na hora da saída, controlando a faixa de rotação e o torque do motor.

Tração integral equilibra energia entre as rodas

Como outros modelos RS da marca, a RS 4 Avant vem equipada com tração integral permanente quattro. O coração desse sistema é o diferencial central com engrenagem de coroa: esse componente, compacto e leve, pode variar a distribuição de energia entre os eixos dianteiro e traseiro suavemente e imediatamente, com até 70 % para a dianteira ou 85 % para a retaguarda. A configuração padrão 40:60, com predominância para traseira, assegura uma direção mais esportiva.

O diferencial central autoblocante com engrenagem de coroa trabalha em conjunto com o sistema de vetorização do torque, que atua nas quatro rodas: se uma das rodas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape. Isso resulta em excelente tração para fazer uma curva, por exemplo. 

A Audi oferece de série também no Brasil o diferencial esportivo no eixo traseiro, que distribui ativamente o torque entre as rodas traseiras para garantir mais estabilidade e aderência do veículo em situações extremas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário