terça-feira, 18 de junho de 2013

Novo A3 tem 90 kg menos que versão anterior

A3 Sportback em nova versão tem entre-eixos 58 milímetros maior: medida de conforto
Carroceria combina alumínio e aço forjado
para proporcionar segurança e baixo peso
Helder Lima

A Audi vai apresentar na segunda quinzena de junho, em São Paulo, o novo modelo compacto premium A3 Sportback, que em relação ao modelo anterior teve seu peso reduzido em 90 kg por associar mais materiais leves ao processo de montagem.

Equipado com motor 1.4 TFSI, o hatch pesa agora 1.300 kg. O perfil de célula de aço do modelo combina baixo peso com elevada rigidez. O tipo de material utilizado em cada parte é determinado em função das características desejadas. Componentes da célula dos ocupantes do carro são feitos em aço forjado a quente, o que torna a estrutura resistente e leve, ao mesmo tempo, com economia de 37 kg no peso do carro.

A tampa do motor, os paralamas, a parte de trás dos parchoques e a subestrutura do eixo dianteiro são feitos em alumínio – juntos, economizam cerca de 12 kg e melhoram a distribuição de peso no conjunto.
Acabamento no interior alia luxo e esportividade;
tela central de navegação é sensível ao toque

O novo Audi A3 Sportback é mais longo e espaçoso. Enquanto o comprimento (4.310 mm), largura (1.785 mm) e altura (1.425 mm) são apenas um pouco maiores do que no modelo anterior, a distância entre-eixos agora mede 2.636 mm – um aumento de 58 milímetros. Em relação à versão de três portas Sport, que começou a ser comercializada em maio, o Sportback tem 35 milímetros a mais de entre-eixos.

Na parte da frente, o elemento de destaque é a grade com cantos angulosos, além dos faróis estreitos de xênon plus, com luzes diurnas em LED e ajuste automático de altura. Grandes entradas de ar na dianteira indicam a motorização poderosa. O perfil elegante é definido pela linha de cintura, também conhecida por “linha Tornado”, que acompanha as janelas, e pelas superfícies curvas. 

Motores abrigam tecnologias de eficiência

O A3 Sportback oferece tecnologias de última geração, como injeção direta de combustível, turbo, gestão térmica e sistema start-stop, que desliga o motor do carro quando o veículo para em congestionamentos. Graças a essas inovações, o consumo foi reduzido em média, cerca de 10% em comparação à versão anterior. 

O modelo oferece duas opções de motores a gasolina TFSI. O motor 1.4 TFSI, que agora também possui bloco de alumínio, pesa 107 kg – 21 a menos que seu antecessor. A unidade produz 122 cv de potência e 20,4 kgfm de torque máximo. Com câmbio S-tronic de sete velocidades e de dupla embreagem, o modelo acelera de zero a 100 km/h em 9,3 segundos – com velocidade máxima de 203 km/h.


Já o novo motor 1.8 TFSI a gasolina – que combina injeção direta FSI com injeção indireta multiponto; além do sistema Valvelift, que varia a elevação das válvulas – produz 180 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Equipado com transmissão S-tronic e tração dianteira, o modelo acelera de zero a 100 km/h em 7,3 segundos e tem velocidade máxima de 232 km/h.


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