terça-feira, 30 de julho de 2013

Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI completa 40 anos de atuação na fábrica Anchieta

Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI

No ano em que completa 60 anos no Brasil, a Volkswagen também comemora 40 anos do Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Inaugurada em 25 de maio de 1973 na fábrica Anchieta, a escola é a primeira do ramo de ensino dual da indústria no País e já capacitou mais de 6 mil profissionais, sendo um referencial no avanço da qualificação dos trabalhadores brasileiros.

Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI
“A formação e capacitação de profissionais faz parte da cultura da Volkswagen, desde o início de suas operações, na Alemanha. Aqui no Brasil, conseguimos implementar esse modelo por meio de uma parceria com o SENAI, que se tornou referência no País. Essa aposta em jovens talentos é uma estratégia muito positiva, que gera benefícios à empresa e à sociedade”, disse Holger Rust, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil.
Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI

Atualmente, o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI forma em média 60 aprendizes por ano, numa estrutura que envolve 12 professores, 19 salas de aula e laboratórios equipados, onde os estudantes participam de aulas teóricas e aplicam também seus conhecimentos em atividades práticas.

Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI
O gerente executivo de Educação Corporativa da Volkswagen, Raimundo Ramos, explicou que a parceria entre SENAI e Volkswagen tem como principal objetivo a formação de alta qualidade. “Procuramos atualizar constantemente o conteúdo da qualificação, assim como investir em equipamentos de ponta, instrumentos de alta precisão, mecânica e robôs, visando a constante excelência na qualidade do ensino”, disse.
Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI

A grade curricular dos cursos de Mecânico Industrial e Técnico em Mecatrônica contempla áreas como elétrica, manutenção mecânica, solda, usinagem e robótica, entre outras, visando atender a crescente demanda de profissionais qualificados da empresa e do mercado. Os cursos realizados no período do contrato de aprendizagem de dois anos são suplementares, possibilitando a diplomação em cada um deles.

Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI na década de 70
“Nesses cursos o jovem aprendiz é preparado para seu primeiro emprego, incorporando conceitos e práticas, no nível individual, de desenvolvimento e coletivo, de trabalho em equipe, o que promove a formação do profissional hábil, compromissado e ético”, afirmou Marco Artur Constantino, diretor do Centro de Formação Profissional e um dos primeiros instrutores da escola.

“Melhor Aprendiz”

A aposta em jovens talentos feita pela Volkswagen é demonstrada pela realização do programa “Best Apprentice Award”. Instituído em 2000, pela Conferência Internacional dos Diretores de Recursos Humanos da Volkswagen, o evento é um reconhecimento aos talentos formados pelo programa de profissionalização de todas as unidades do Grupo Volkswagen.

Anualmente, o melhor aprendiz de cada unidade da empresa no mundo participa da solenidade de premiação com a presença de toda a diretoria do Grupo Volkswagen. Em 2013, o evento será em Braunschweig, na Alemanha, de 05 a 09 de novembro.

No processo de escolha do melhor aprendiz da unidade Anchieta são utilizados vários critérios de avaliação. Primeiro, são analisados todos os formandos do ano para identificar os cinco melhores classificados.

Na segunda etapa, estes cinco aprendizes são avaliados pela escola e pela supervisão da área de trabalho, pelos critérios de desempenho, dedicação em projetos de aperfeiçoamento da empresa, comprometimento social, atendimento as metas da empresa e proficiência em língua estrangeira.

O jovem eleito como melhor aprendiz, além da homenagem, terá um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), planejado pela área de atuação do empregado e acompanhado anualmente pela área de Educação Corporativa, por meio do Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI.

História de sucesso

A formação profissional dentro da Volkswagen do Brasil teve início em 1968, quando foram instituídas ações para a alfabetização e capacitação dos empregados em atividades específicas da produção da marca na época. Além destas ações internas, eram enviados aprendizes para as escolas SENAI da região.

Alinhado às ações já praticadas pela matriz da empresa na Alemanha, foi firmada em 1971, uma parceria entre a Volkswagen do Brasil e o SENAI para desenvolver um programa de formação profissional dentro da fábrica em São Bernardo do Campo.

Após dois anos, foi inaugurado o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI, em 1973, evento que contou com a presença do então governador de São Paulo, Laudo Natel, do presidente da Organização Mundial Volkswagen, Rudolf Leiding, e de executivos da Volkswagen do Brasil. “Esta iniciativa vem ao encontro de uma das maiores preocupações do Governo do Estado, qual seja, a de promover a qualificação profissional como garantia do suporte humano necessário ao grande surto industrial paulista”, disse o governador Laudo Natel, na ocasião.

Nessa época, o centro atendia cerca de mil alunos por ano em uma área de 13.500 m², dedicando-se à formação de aprendizes, aperfeiçoamento de empregados e treinamento de pessoal. Lá funcionava também a Escola de 1º e 2º graus Volkswagen, com o objetivo de oferecer escolaridade na modalidade supletiva, aos empregados que trabalhavam em turnos na empresa. A última turma se formou em 2002.

Para ampliar a eficiência em seus processos escolares, em 1990, a Volkswagen buscou a parceria com a FEI – Fundação Educacional Inaciana Padre Saboia de Medeiros – entidade reconhecida pela sua competência na gestão das Faculdades FEI e ESAN – para gerir o Volkswagen SENAI mantendo e aperfeiçoando o compromisso de qualidade na formação profissional dos empregados da empresa.

Ex-aprendizes são destaque

O Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI está relacionada com a história de sucesso de muitos ex-aprendizes que hoje exercem cargos de destaque na empresa. Esse é o caso do gerente de Estamparia, Mario Batista Lima Jr., que estudou na escola há 37 anos e desde então atua na Volkswagen. “Ter iniciado minha carreira na escola Volkswagen SENAI foi um grande diferencial, posso dizer que foi a base do que sou hoje, como pessoa e como profissional”, disse o executivo.

Os professores possuem papel fundamental no desenvolvimento destes profissionais. Gladsney Neto de Siqueira completará em agosto 38 anos no corpo docente da escola  e se diz orgulhoso por ter acompanhado a evolução da instituição. “Sempre procurei adequar o meu perfil técnico e comportamental às mudanças tecnológicas que ocorreram durante esse período, que foram diversas. Hoje o SENAI forma não apenas técnicos, mas profissionais com condições de acompanhar a evolução do mercado”, completou.

Fonte: Imprensa Volkswagen

Nenhum comentário:

Postar um comentário