segunda-feira, 22 de julho de 2013

Elétrico da BMW tem autonomia de até 200 km

Conceito i3 combina materiais leves com propulsor potente, mas ainda precisa de mais autonomia para ser versátil
Design e tecnologia – i3 foi desenvolvido com base em
materiais leves; seu motor elétrico desenvolve 170 cavalos
Helder Lima


Na corrida pela mobilidade sustentável, a montadora alemã BMW desenvolveu o modelo conceitual i3 Concept Coupé, que trabalha apenas com propulsão elétrica, sem emissões, e foi projetado com materiais leves como o plástico e a fibra de carbono.

Design e tecnologia – i3 foi desenvolvido com base
em materiais leves; seu motor elétrico desenvolve 170 cavalos
O modelo, que estreou em Genebra (Suíça) em 2011, oferece autonomia de 160 km, ficando no mesmo nível de seus concorrentes de outras marcas. A autonomia é um problema para a indústria de veículos elétricos e esse fator tem limitado os modelos ao uso urbano. O diferencial do i3, no entanto, é que o motorista pode escolher entre dois modos de condução econômica (“Eco” ou “EcoPro+”) que elevam a autonomia para até 200 km.

O que falta de autonomia, no entanto, sobra em termos de força de aceleração. O carro vai de zero a 100 km/h em apenas 7,2 segundos, o que reflete a característica dos motores elétricos de trabalhar sempre em torque máximo, seja qual for o regime de rotação. O torque do i3 é de 25 kgfm; seu motor produz 125 kW de potência máxima (equivalente a 170 cv) e o peso total é de 1.250 kg. A velocidade máxima é de 150 km/h.

Nos estudos e testes que apoiaram o desenvolvimento do modelo, cerca de mil clientes percorreram mais de 20 milhões de quilômetros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário