segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Audi Sport Quattro: Híbrido de máximo desempenho

Sport Quattro – Apesar da “cavalaria” sob o capô, carro é eficiente no consumo, rodando 40 km com um litro

Helder Lima

O Audi Sport Quattro, de 1983, ganhou uma versão conceitual no salão do automóvel de Frankfurt, que foi realizado até a semana passada. O novo carro tem tecnologia de motorização híbrida plug-in e um desempenho impressionante, com 700 cv de potência máxima.

Com capacidade para acelerar de zero a 100 km/h em 3,7 segundos, o carro é também exemplo de economia de combustível, consumindo 2,5 litros de combustível, em média, para rodar 100 km, o que significa que o modelo pode fazer 40 km/litro.

O termo “quattro” refere-se à tecnologia de tração permanente nas quatro rodas, que torna o veículo mais seguro.

O novo conceito traz rodas de rodas de 21 polegadas, com pneus 285/30 R 21. Os vincos da carroceria de cupê são marcados e as proporções esportivamente equilibradas. Com distância entre-eixos de 2.784 mm, 4.602 mm de comprimento e 1.964 mm de largura, o modelo é amplo, mas inusitadamente rebaixado, com apenas 1.386 mm de altura. 

O motor híbrido plug-in faz do Audi Sport Quattro Concept um cupê de tirar o fôlego. Além da alta potência, o esportivo oferece 80 kgfm de torque. O veículo é equipado com câmbio modificado do tipo Tiptronic de oito velocidades e diferencial esportivo no eixo traseiro. 

O motor a combustão é um 4,0 litros, V8 biturbo, que sem o auxílio do sistema híbrido produz 560 cv de potência e 70 kgfm de torque. O sistema de cilindro sob demanda (COD), que desativa quatro cilindros em carga parcial, e o sistema start-stop tornam a unidade sonora de oito cilindros mais eficiente.

Entre o 4.0 TFSI e a transmissão foi montado um motor elétrico em forma de disco, que produz 150 cv e 40 kgfm de torque.

Veículo apresenta ao motorista três modos de condução

O “show car” da Audi é carregado por meio de um módulo de parede (wallbox), que utiliza o gerenciamento de carga inteligente para garantir a alimentação de energia para a bateria.
Em modo exclusivamente elétrico, o Audi Sport Quatro Concept pode percorrer até 50 km. Um sistema de gerenciamento inteligente controla a interação entre as duas unidades, conforme necessário, e o motorista pode escolher entre vários modos de operação.

O cliente pode optar entre as várias características do veículo, dependendo da operação e estratégia de condução. São três modos disponíveis: o Modo EV (Eletric Vehicle), para uma condução exclusivamente elétrica; o Modo Híbrido, para máxima eficiência; e o Modo Sport, para o máximo desempenho.

O conceito de construção leve também tem um papel importante nesse desempenho dinâmico. O habitáculo combina chapas de aço resistente e elementos estruturais em alumínio fundido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário