segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Classe S Cupê estreia em Frankfurt


Helder Lima


Tradicionalmente, o topo da linha de produtos da Mercedes-Benz é ocupado por um modelo “grande cupê”. Com o conceito Classe S Cupê, a marca antecipa uma visão concreta da nova geração de modelos no salão do automóvel de Frankfurt. 

O conceito Classe S cupê é movimentado por um motor V8 biturbo. Ele gera 455 cv e tem 4.663 cm³ de cilindrada. O torque é de 70 kgfm. 

O conceito Classe S Coupé está equipado com a tecnologia Intelligent Drive, criado pela marca. Um sistema com câmera dupla (estereoscópica), como os olhos humanos, pode obter uma visão tridimensional da área até 50 metros à frente do veículo e pode detectar a posição e movimento de objetos.

Ela monitora o entorno à frente do carro em uma extensão de até 500 metros. Esses dados são combinados com os obtidos por sensores por radar e ultrassom. 


Uma grande quantidade de sistemas de assistência monitora o tráfego circundante para o motorista. Isso ajuda a reduzir a carga que recai sobre o motorista. 

A suspensão também utiliza a nova câmera estereoscópica. Como a nova Classe S, o conceito Classe S Cupê pode detectar irregularidades na pista antecipadamente. Quando o sistema detecta essas ondulações com a ajuda da câmera, a suspensão é ajustada antecipadamente para se adaptar à situação. 

Utilizando as imagens da câmera e informações sobre o veículo, a unidade de controle calcula continuamente a melhor estratégia para lidar com trechos irregulares. 

O sistema de informação e entretenimento trabalha com um software que oferece um catálogo contendo 18 milhões de músicas, adaptadas para o gosto individual.

Projeto de design busca linhas fluidas e sensuais

O perfil fluido do conceito Classe S Cupê incorpora a sensualidade numa forma atual. O veículo se caracteriza pelas proporções de um carro com tração traseira, ressaltadas pela assinatura típica da Mercedes, a linha descendente. 

São destaques do modelo o longo capô, com domos salientes que remetem à potência, o habitáculo rebaixado com a linha de cintura alta, os arcos das rodas acentuados, assim como as rodas de 21 polegadas (pneus dianteiros 265/35 R21 e traseiros 295/35 R 21).

Com 2.945 mm de distância entre-eixos, o cupê tem 5.050 mm de comprimento, 1.958 mm de largura e 1.409 mm de altura. 

As superfícies arqueadas dão ao carro uma personalidade sensual. A aparência escultural repassa uma elegância clássica e forma uma simbiose com a linguagem de design. 

A vista lateral é marcada pela linha descendente que ressalta as típicas proporções da marca como uma assinatura visual. As linhas foram deliberadamente reduzidas ao básico, criando uma expressão em sintonia com a tradição da marca. 

Interior

A arquitetura do painel de instrumentos do Classe S Cupê é diferenciada. Graças a uma nova forma de acomodação dos airbags, os designers conseguiram dar à parte inferior do painel um formato extremamente escultural. A seção superior do conjunto de instrumentos parece flutuar sensualmente à frente do painel, como se formasse uma camada superior à parte.

O painel de instrumentos se integra sem descontinuidade às portas, num movimento envolvente. A ondulação tem continuidade nos painéis das portas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário