segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Sedã 408 básico traz nova opção de câmbio automático


 Helder Lima

A Peugeot lançou nesta segunda-feira o modelo 2014 do sedã médio 408, que na versão básica, a Allure 2.0L 16V Flex,  estreia como opcional o câmbio automático de seis velocidades, que antes era oferecido somente na versão topo da linha, equipada com motor THP. 

Essa versão também adiciona à sua lista de equipamentos rodas de liga leve de 17 polegadas e conta, ainda, com parabrisas acústico, que filtra os ruídos do exterior.

O consumidor que quiser uma melhor relação custo-benefício, no entanto, poderá adquirir o sedã 408 com câmbio manual de cinco velocidades, que terá preço de R$ 59,9 mil. Para ter o conforto da transmissão automática, o consumidor terá de pagar R$ 6 mil a mais, e o sedã sairá por R$ 65,9 mil. Já a versão mais sofisticada, a Griffe THP, terá preço de R$ 73,9 mil.

Outra novidade do sedã que chega às concessionárias em outubro é a suspensão, que está mais confortável.

No caso do motor 2.0, o bloco de quatro cilindros e 16 válvulas Flex, com duplo comando de válvulas e cilindrada de 1.997 cm3 (diâmetro de 85 mm e curso de 88 mm), é compacto e de liga leve. O comando de válvulas de admissão é equipado com sistema de distribuição variável e contínuo (VVT). 


O motor gera potência máxima de 151 cavalos a 6 mil rpm com etanol e de 147 cv com gasolina.

Veículo pode trazer até seis airbags para mais segurança

O 408 é um veículo de última geração que integra o know-how da montadora em matéria de comportamento dinâmico e de segurança. Sua estrutura rígida, associada a eficientes meios de retenção (até seis airbags) e a equipamentos como o ESP ou o ABS de série com auxílio à frenagem de emergência e repartição eletrônica de frenagem, garantem bom nível de segurança ao modelo.

No design, o 408 exibe os códigos característicos da marca, como os faróis com desenho diagonal, que se alongam sobre o capô. No prolongamento da moldura do logotipo, dois vincos acompanham o design dos faróis, passam naturalmente pelas colunas do grande parabrisa avançado e se estendem até a traseira do veículo, arrematada por um spoiler discretamente integrado ao volume do portamalas.

A vasta grade frontal, realçada por lâminas horizontais cromadas, em conjunto com a forma dos faróis de neblina, contribui para o dinamismo das linhas do sedã. Tais elementos também ressaltam a impressão de alargamento visual do modelo.

Griffe THP

Para quem pode buscar sofisticação e tecnologia, a Peugeot disponibiliza a versão topo de gama do sedã, a Griffe THP, equipada com propulsor fabricado com bloco em alumínio. Esse motor foi desenvolvido em parceria com a BMW. Ele é alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, tem 1.598 cm3 e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados. Traz também sistema turbo e produz 165 cv.



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