segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Itaipu e Renault querem nacionalizar elétrico

Twizy – Modelo urbano para duas pessoas
tem menor complexidade no processo produtivo
Helder Lima

A Itaipu Binacional assinou acordo com a Renault para a montagem de 32 unidades do carro elétrico Twizy no Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).

Os veículos, vendidos pela Renault, chegarão ao País desmontados, em kits mecânicos, e servirão para uso restrito da Itaipu e instituições parceiras do Programa de Veículos Elétricos (VE).

Os principais pontos do acordo contemplam estudos para a elevação do índice de nacionalização dos componentes utilizados nos veículos elétricos da Renault e a preparação de subfornecedores de peças para o mercado regional.

A Renault também passa a integrar oficialmente o time de parceiros do programa, iniciativa liderada pela Itaipu Binacional e a empresa suíça Kraftwerke Oberhasli AG/KWO.

“O acordo com a Renault une empresas que têm o desejo de desenvolver tecnologias limpas, que não agridam o meio ambiente”, afirmou Jorge Samek, diretor-geral da Itaipu. 

“A Aliança Renault-Nissan está investindo 4 bilhões de euros no desenvolvimento dessa tecnologia. Acreditamos que o futuro da mobilidade passa, necessariamente, por veículos de emissão zero”, afirmou Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.

O chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável de Itaipu, engenheiro Celso Novais, destacou que o acordo prevê estudos de nacionalização de componentes e a identificação de futuros fornecedores no Brasil e no Paraguai.

“Nós decidimos começar a parceria pelo Twizy porque a montagem desse modelo é menos complexa. Apesar disso, é um carro que agrega tecnologia e inovação, sendo um autêntico carro urbano para duas pessoas”, disse Novais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário