domingo, 17 de novembro de 2013

Audi adota tecnologia que desliga cilindros

Motor V8 – Desativação dos cilindros enquanto motorista alivia o pé do acelerador

Audi A8 L
Helder Lima

A Audi incorporou a tecnologia COD (cilindros sob demanda), que reduz o consumo de combustível em até 20 por cento, a três motores a gasolina de sua linha: o 1.4 TFSI COD, o 4.0 TFSI COD e agora também o W12 COD que equipa o novo Audi A8 L.

A tecnologia é versátil para uso tanto no motor quatro cilindros com injeção direta como no V8 TFSI e no 12 cilindros com aspiração natural.  Em todos eles, ela desativa a metade dos cilindros sob baixa e média solicitação e alta rotação do motor, até que o motorista volte a acelerar.

A ativação e desativação são suaves e dificilmente percebidas.  Nos modelos com oito cilindros, os coxins ativos dos motores compensam as vibrações em parte e o sistema Audi Noise Cancellation (ANC) gera sons com fase invertida com precisão para reduzir frequências intrusas durante a fase de desativação. Essas soluções são utilizadas isoladamente ou combinadas, dependendo do modelo.

Audi A8 L
No 1.4 TFSI COD, o sistema atua nos cilindros dois e três; no 4.0 TFSI, nos cilindros dois, três, cinco e oito.  Os cilindros são desativados pelo desligamento da ignição e da injeção de combustível.  As válvulas são fechadas por elementos que são deslocados no eixo de comando de válvulas por meio de pinos acionados eletromagneticamente.  Antes disso acontecer, as câmaras de combustão são preenchidas com ar fresco para reduzir a pressão interna nos cilindros.
Audi A8 L

O motor W12 de 500 cv utiliza uma variação especial da tecnologia COD em que as válvulas permanecem abertas.  O sistema desliga a injeção e a ignição de todos os cilindros do banco esquerdo, de forma que o motor passe a operar com seis cilindros. 

RS 6 AVANT

No RS 6 Avant e no RS 7 Sportback, a economia chega perto de cinco por cento com o sistema COD.  O 4.0 TFSI, que nesses modelos gera 560 cv, consome 9,8 litros de gasolina por 100 quilômetros (10,2 km/l).  O 1.4 TFSI COD é um motor bastante potente, com 140 cv, mas no Audi A3 consome uma média de apenas 4,7 litros de combustível por 100 quilômetros (21,3 km/l).  No ciclo, a desativação de cilindros economiza cerca de 0,4 litro por 100 quilômetros.  Dirigindo de forma moderada, esta economia pode significar uma redução de até 20 por cento.

RS 6 Avant

RS 7 Sportback

Nenhum comentário:

Postar um comentário