quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Eletra e Mitsubishi produzem o primeiro ônibus elétrico brasileiro

Veículo terá autonomia operacional de 200 Km e começa a ser testado no Corredor ABD, em São Paulo
A Eletra, empresa brasileira especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica, e as japonesas Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi Corporation lançam o E-Bus, primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a baterias. O veículo tem autonomia operacional de 200 Km, considerando recargas rápidas, e estará em testes no Corredor ABD, na Grande São Paulo, administrado pela concessionária Metra.

Futuro ônibus elétrico brasileiro
A EMTU/SP e a concessionária METRA integram a parceria para operar, monitorar e avaliar o resultado dos testes.

Tradicional cerimônia japonesa "quebra barril" no lançamento
Com chassi Mercedes-Benz, carroceria Induscar/Caio e motor elétrico WEG, o veículo articulado, com ar condicionado e capacidade para 150 passageiros, é o primeiro ônibus elétrico a baterias com 18 metros de comprimento no mundo. Estará operando no trecho Diadema – Brooklin e as baterias poderão ser recarregadas no terminal, de acordo com a necessidade da operação.
Jurandir Fernandes participa da operação de teste do ônibus elétrico

A tecnologia das baterias e das estações de recarga foi desenvolvida pela Mitsubishi Heavy Industries, que tem manifestado interesse em transferir esta tecnologia para empresas brasileiras. Já o chassi, carroceria e todo o sistema elétrico de tração são fabricados no Brasil, semelhantes aos trólebus desenvolvidos pela ELETRA. A interface entre os dois sistemas foi desenvolvida pelas engenharias das duas empresas: Eletra e Mitsubishi Heavy Industries. A Mitsubishi Corporation é responsável pela coordenação entre as empresas.

Iêda Maria Oliveira, gerente comercial da ELETRA, ressalta a importância do lançamento. “O Brasil já tem tradição na fabricação de ônibus elétricos e a parceria da Eletra com a gigante japonesa Mitsubishi concede ao país um papel de vanguarda no seleto grupo de empresas detentoras desta tecnologia. A necessidade de reduzir a poluição nos centros urbanos passa pela não utilização de combustíveis fosseis, principalmente nos corredores que cortam o coração das grandes cidades. Neste sentido, os ônibus elétricos com EMISSÃO ZERO DE POLUENTES terão papel fundamental para o transporte público.”

Eletra

A Eletra está no mercado há mais de 30 anos e fabrica veículos elétricos nas versões trólebus (rede aérea); híbrido (grupo motor gerador + baterias), e elétrico puro (baterias). Em 1999, a Eletra criou o primeiro ônibus elétrico híbrido com tecnologia brasileira. Hoje, a marca está presente em 300 trólebus e em 45 híbridos em operação na Grande São Paulo, além de cidades como Rosário, na Argentina, e Wellington, na Nova Zelândia.

Mitsubishi Heavy Industries
A Mitsubishi Heavy Industries , Ltd. (MHI), com sede em Tóquio, no Japão, é um dos principais fabricantes de máquinas pesadas do mundo, com vendas consolidadas de 2,8 bilhões de ienes no ano fiscal de 2012, com ano finalizado em 31 de março de 2013. A MHI tem uma linha de produtos e serviços diversificada que engloba a construção naval, plantas de geração de energia, plantas de indústria química, soluções para meio ambiente, estruturas em aço, equipamentos industriais e em geral, aeronaves, sistemas espaciais e sistemas de ar condicionado. Para mais informações, visite o site da MHI (http://www.mhi.co.jp/en/index.html).

Mitsubishi Corporation
Mitsubishi Corporation (MC) é uma empresa global integrada que desenvolve e opera negócios em praticamente todos os setores, incluindo financiamento industrial, energia, metais, máquinas, químico, alimentos e meio ambiente. As atividades da MC têm se expandindo muito além de suas operações tradicionais de comércio exterior, com a diversificação de negócios a partir do desenvolvimento de recursos naturais, até negócios de varejo, infraestrutura, produtos financeiros e fabricação. Com mais de 200 escritórios e subsidiárias em cerca de 90 países em todo o mundo e uma rede de mais de 500 empresas do grupo, a MC emprega uma mão de obra multinacional de cerca de 60.000 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário