quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Novo Porsche entre os utilitários compactos

Macan – Modelo oferece desempenho com três opções de motorização
Helder Lima

A Porsche vai entrar no segmento de utilitários compactos com o anúncio, nesta semana, do lançamento do Macan em maio de 2014. O modelo será produzido na fábrica em Leipzig, que recebeu investimento de 500 milhões de euros na linha de produção. A empresa planeja 50 mil unidades por ano.

O Macan combina as características tradicionais que identificam a Porsche: aceleração máxima e alto poder de frenagem, ampla potência de motor, extrema agilidade e precisão ideal de direção. O capô envolvente e a linha inclinada do teto acentuam a impressão de elegância esportiva.

O Macan estará disponível em três modelos. O Macan S, a versão de entrada, está equipado com um motor V6 biturbo de 3,0 litros, com potência de 340 cv, contando também com tração ativa nas quatro rodas, controlada eletronicamente e com uma embreagem de múltiplos discos de mapa controlado.

A tração nas quatro rodas é uma característica comum a todas as versões do Macan. Uma transmissão de dupla embreagem com sete marchas transfere a potência conforme necessário e quase sem interrupções na força de tração, permitindo que o veículo na versão S acelere de zero a 100 km/h em 5,4 segundos (ou 5,2 segundos quando equipado com o pacote opcional Sport Chrono).

O veículo alcança a velocidade máxima de 254 km/h, e seus valores de consumo de combustível de acordo com o novo ciclo de direção europeu ficam entre 11,1 e 11,5 km/l, o que corresponde a um nível de emissões de CO2 entre 212 e 204 g/km.

Diesel e 3,6 litros completam a linha

O Macan S Diesel é o corredor de longa distância econômico dentre as três versões do veículo. Seu motor turbodiesel V6 de 3,0 litros obtém valores de consumo de combustível que ficam entre 15,9 e 16,4 km/l, o que corresponde a emissões de CO2 entre 164 e 159 g/km.

Mesmo assim, o Macan S Diesel acelera de zero a 100 km/h em apenas 6,3 segundos, graças a seu motor de 258 cavalos.

Já a versão topo do modelo, o Macan Turbo, será um dos veículos mais potentes no segmento de compactos. O motor V6 biturbo de 3,6 litros gera 400 cv de potência e lança o veículo de zero a 100 km/h em 4,8 segundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário