sábado, 23 de novembro de 2013

Superação em realidade virtual: o Mercedes-Benz AMG Vision Grand Turismo


Os designers da Mercedes-Benz desenvolveram um visionário superesportivo conceitual para o novo game automobilístico Gran Turismo 6 da PlayStation, o Mercedes-Benz AMG Vision Gran Turismo. Proporções radicais, contornos bem marcados e alta tecnologia implementada com inteligência para criar uma carroceria capaz de tornar real a esmagadora performance proporcionada por 430 kW (585 cv) e 800 Nm de torque.

O Mercedes-Benz AMG Vision Gran Turismo teve sua apresentação mundial em 19 de novembro na abertura do novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercedes-Benz em Sunnyvale, Califórnia, nos Estados Unidos, na forma de um modelo em tamanho real. O superesportivo com as portas em asa de gaivota, marca registrada da Mercedes, será levado às pistas de corridas virtuais quando o novo game começar a ser vendido, no próximo mês de dezembro, como o primeiro de uma série de veículos “Vision Gran Turismo”.

Para marcar o 15º aniversário da popular série Gran Turismo, este ano, Kazunori Yamauchi, produtor da série Gran Turismo e presidente da Polyphony Digital Inc., pediu aos principais fabricantes de automóveis e estúdios de design para fazerem uma previsão do futuro. Usando o tema “Vision Gran Turismo”, essas equipes de criação deveriam desenvolver modelos conceituais que permitissem uma antevisão única do desenvolvimento do automóvel no futuro. Os conceitos imaginários, que apesar de virtuais funcionam como automóveis reais, serão apresentados gradualmente e integrados ao novo game Gran Turismo 6 por meio de atualizações online.

Proporções radicais e grade do radiador variável em LED
“Com suas proporções e sua aparência expressiva, o Mercedes-Benz AMG Vision Gran Turismo personifica a filosofia que define o design da marca, pureza sensual, de uma forma única. O design deste carro conceito reflete ao extremo a perfeita simbiose entre contornos sensuais e alta tecnologia inteligentemente apresentada”, afirmou Gorden Wagener, vice-presidente de Design da Daimler AG.

As proporções típicas dos carros esportivos da Mercedes foram reinterpretadas: o longo capô apresenta uma transição fluida para a compacta área envidraçada deslocada para a traseira, que assume a forma de uma gota d’água aerodinamicamente eficiente, descendo levemente na traseira, onde se apoia sobre uma área com contornos lembrando largos ombros. A aura de dinamismo é acentuada por um contorno lateral alongado e um pronunciado ressalto junto aos arcos das rodas, que se mesclam à alongada carroceria.

Os faróis angulares, com sua combinação de cores e visual determinado, passam uma sensação de esportividade e disposição imediata para um salto adiante. Esta impressão é reforçada pelas formas expressivas e detalhes esportivos do capô, como as travas rápidas e o bocal de reabastecimento de combustível, por exemplo. As linhas de contorno vermelho-irradiantes na parte inferior do veículo criam um efeito similar ao da iluminação ambiente externa e se destacam da carroceria prateada. Tudo isso torna o visual do Mercedes-Benz AMG Vision Gran Turismo ainda mais agressivo.

Outro item que prende a atenção é a grade do radiador - uma reinterpretação da larga grade dos carros esportivos da Mercedes-Benz com a estrela ao centro. Sua forma remete ao legendário carro de corridas 300 SL de 1952. Mas, em lugar das clássicas persianas da grade, o show car apresenta exclusivamente LEDs. A grade variável de LEDs, com diferentes padronagens de luzes, é um desenvolvimento além da grade em diamante introduzida no novo Classe A.

Interior despojado dedicado à velocidade

O design exterior voltado à velocidade é espelhado também no interior do veículo. Inspirados no cockpit da Fórmula 1, os bancos esportivos integrais vermelhos se mesclam ao assoalho dianteiro preto para formar uma concha protetora. O formato desta concha fluida sugere um enorme impulso para frente. O painel também cria efeito dinâmico equivalente: foi projetado na forma de duas portas asas de gaivota posicionadas em cada lado da coluna da direção. Isto faz com que as duas portas do carro pareçam extensões do painel de instrumentos.

O mostrador central é posicionado de forma impecável no campo de visão do piloto. Ele tem o formato de uma superfície de vidro flutuando imediatamente acima do volante de competição com seus comandos de trocas de marchas e mostra todas as informações importantes, como a velocidade, rotação do motor e temperatura, conforme necessário. A operação é feita por meio de interruptores oscilantes localizados no centro do painel e no console de teto, como nos aviões a jato. A coluna da direção penetra visivelmente na parede de fogo, na direção do compartimento do motor, criando uma ligação visual entre o piloto e o coração deste superesportivo, o motor AMG V8 posicionado entre eixos na dianteira.

Construção inteligente de baixo peso e sonoridade autêntica de carro de corrida

O motor AMG V8 biturbo tem respostas excepcionalmente ágeis, reagindo à menor movimentação do acelerador. Ele desenvolve 430 kW (585 cv) e tem torque máximo de 800 Nm. Com uma carroceria com estrutura espacial em alumínio e componentes de fibra de carbono, material de escolha do automobilismo esportivo, o Mercedes-Benz AMG Vision Gran Turismo pesa apenas 1.385 quilogramas. Isto resulta em cerca de 2,4 quilos por cv - valor inigualado no segmento dos superesportivos, que garante um desempenho dinâmico excepcional.

Excelente desaceleração e resistência à fadiga no mais alto nível são assegurados pelo sistema de freios AMG de alta performance de materiais compostos. O sistema de escapamento esportivo AMG com oito ponteiras integradas na traseira garante um poderoso som de acompanhamento sempre que o carro acelera, assegurando uma experiência sonora esportiva inigualável. Para os fãs do game Gran Turismo 6, os especialistas em som da Mercedes-AMG criaram uma poderosa e sonora tonalidade que celebra a paixão do V8 pelas altas rotações.

Fonte: Imprensa Mercedes-Benz




Nenhum comentário:

Postar um comentário