quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Porsche 918 Spyder: Sem medo de acelerar


Helder Lima

Uma aceleração de zero a 100 km/h em apenas 2,6 segundos é uma marca impressionante, mas ela é real e será oferecida no Porsche 918 Spyder, mostrado em pré-lançamento pela marca alemã no salão do automóvel de Frankfurt deste ano, em setembro. O carro também teve imagens oficiais divulgadas há poucos dias na Europa, como versão 2015.

Acelerar perto da marca de 3,0 segundos é uma façanha para os dias atuais. Para se ter uma ideia, a Ferrari F12 cumpre esse desafio em 3,1 segundos e o Lamborghini Aventador, o melhor nesse ranking, acelera em 2,9 segundos.

Para obter a marca histórica com a 918 Spyder, a Porsche adotou a tecnologia de veículo híbrido plug-in, uma usina de potência que oferece nada menos do que 880 cavalos com o sistema de propulsão, que também tem baixo nível de emissões sem comprometer o desempenho.

O carro lança na atmosfera 72 gramas de CO2/km, o que é menos da metade da emissão de um carro popular no Brasil com motor de 1.0 litro.

No 918 Spyder, um motor V8 trabalha combinado com dois motores elétricos em cada eixo, em sistema de tração integral, no qual cada roda atua de forma independente para obter a melhor condição de tração.
Outro diferencial do esportivo é a concepção estrutural do conjunto, que adota materiais leves e de alta resistência, como a fibra de carbono reforçada, mas que foi desenvolvida sob um conceito chamado “chassis de rotação”.

Nesse sistema, pensado para aumentar a segurança dos veículos de competição e esportivos de rua da marca, os postos do motorista e dos passageiros funcionam como uma célula de sobrevivência em caso de acidente.

Sem V8, aceleração é feita em 6,2 segundos

Os dois motores elétricos no eixo dianteiro e traseiro permitem que o 918 Spyder acelere de zero a 100 km/h em 6,2 segundos, sem produzir nenhuma emissão, com o propulsor V8 desligado.

Um desempenho como esse indica uma redução de sete décimos de segundo em relação ao tempo anterior. Com a instalação do pacote Weissach há uma redução nesse tempo de aceleração elétrico, passando a 6,1 segundos.

O 918 Spyder equipado com o pacote Weissach atualmente detém o recorde de volta mais rápida por veículos de rua na pista de Nürburgring Nordschleife, ostentando um tempo de 6 minutos e 57 segundos.

Ao mesmo tempo, uma vez que o veículo oferece valores de consumo de combustível e de emissões particularmente baixos, esse modelo recebeu certificação de categoria A+ de eficiência. Equipado com o pacote Weissach, o consumo total de combustível, de acordo com o Novo Ciclo de Direção Europeu, é de 33,3 km/l (32,2 km/l sem o pacote Weissach).

Esportividade

Para o consumidor que pode ter o desempenho máximo, o pacote Weissach agrega mais características esportivas, a começar pelas rodas especiais de magnésio, que reduzem o peso em 35 quilos em relação ao outro conjunto de rodas. O pacote também inclui cintos de segurança de seis pontos para os bancos com desenho esportivo do motorista e do passageiro da frente, um revestimento em película em vez do tradicional acabamento em pintura, e peças aerodinâmicas para a carroceria, feitas em fibra de carbono.





Nenhum comentário:

Postar um comentário