segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Kia lança versão do Soul com motor elétrico


Helder Lima

O novo Kia Soul EV (elétrico) estreia no mercado europeu no dia 4 de março, durante o salão do automóvel de Genebra. Com início de produção previsto para o segundo semestre deste ano, o Kia Soul EV será o primeiro veículo elétrico a ser produzido globalmente pela marca.

O veículo tem tração traseira, traz um motor de 111 cavalos de potência e 28,5 quilos de torque. A autonomia é de cerca de 200 quilômetros, com uma única carga.

Para maximizar a eficiência e o potencial do Soul EV, a Kia Motors exibe uma série de tecnologias nos sistemas de aquecimento, ar-condicionado e ventilação que geram economia de energia e reduzem a carga sobre a bateria do automóvel.

Novos materiais no veículo também foram projetados para reduzir ruídos e vibrações. O Soul EV estará à venda na Europa no final deste ano e assim como outros modelos da marca comercializados naquele continente, terá sete anos de garantia ou 150 mil quilômetros.

A Kia irá apresentar também uma nova tecnologia híbrida, desenvolvida pelo centro de Pesquisa & Desenvolvimento da marca na Europa para uso em futuros modelos.

O sistema híbrido é composto por uma bateria de chumbo de 48 volts, a carbono, ligada a um pequeno motor elétrico, elevando a potência do motor. A bateria também fornece energia a um compressor elétrico capaz de aumentar o torque e a potência em baixas rotações.

O motor híbrido desenvolvido pela Kia pode ser utilizado no modo elétrico em baixas velocidades e pode ser substituído em desaceleração enquanto a bateria é recarregada.

Com o veículo parado, a tecnologia também atua como um sistema stop-start de emissões zero e realiza esta função com ruído e vibração quase zero. A tecnologia também permitiu aos engenheiros da Kia reduzir o tamanho e peso da bateria de 12 volts.



Nenhum comentário:

Postar um comentário