segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Nova geração do Twingo, com motor traseiro


Helder Lima

A Renault mostrou na semana passada o Twingo, nova geração do veículo subcompacto que fez relativo sucesso nas ruas brasileiras há 20 anos, com o modelo lançado em 1992. Agora, o pequeno carro traz carroceria de quatro portas, com motor traseiro, graças a uma parceria tecnológica com a alemã Daimler, que desenvolveu esse conceito para o Smart, que circula em poucas unidades no País.

Após vários intercâmbios, as duas empresas assinaram um acordo de cooperação estratégica em 2010, oficializando o lançamento do projeto de desenvolvimento conjunto do Twingo e dos futuros Smart de dois e quatro lugares.

A mudança do motor para a traseira deixou mais espaço para o eixo dianteiro e permitiu melhorar o raio de giro do veículo. O Twingo tem uma manobrabilidade maior do que se tivesse motor dianteiro, podendo ziguezaguear pela cidade e ser estacionado com apenas algumas voltas do volante.

A arquitetura com motor traseiro também beneficiou o espaço interno. Com um bloco dianteiro menor e rodas localizadas em cada um dos quatro cantos, o Twingo tem uma distância entre-eixos generosa para a categoria dos veículos subcompactos, que abrange também modelos da inglesa Mini e o Fiat 500, por exemplo.

Com agilidade, conforto e nariz mais curto, o Twingo remete às características marcantes do modelo original, revelado no Salão de Paris de 1992. A característica de quatro portas é disfarçada com as maçanetas embutidas na coluna traseira. Por enquanto, o modelo não tem previsão de ser vendido no Brasil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário