segunda-feira, 3 de março de 2014

Citroën renova modelo de entrada de sua linha

C1 ganha novo design, motor moderno de três cilindros e amplo teto solar para ficar divertido

Helder Lima

A Citroën vai apresentar no salão do automóvel de Genebra (Suíça), em março, a próxima geração de seu modelo compacto, o C1, que é o veículo de entrada da marca. Desde que sua primeira versão foi lançada em 2005, o modelo acumula vendas em torno de 760 mil unidades.

O novo carro tem versões de três e cinco portas, e traz um amplo teto solar, que a montadora batizou de 'airscape'. Um dos destaques do veículo é seu peso reduzido, de 840 quilos, que associado à motorização de nova geração proporciona melhores níveis de eficiência e emissão de poluentes.

O veículo compacto estará disponível no mercado europeu com duas opções de motorização a gasolina, sendo que a mais compacta conta com propulsor de três cilindros, com 1,2 litro e 82 cv de potência máxima.

Neste caso, o consumo pode chegar a 23,2 km/litro e o nível de emissões é de 99 gramas de CO2/km, patamar razoável frente a modelos da concorrência. O torque, por sua vez, é de 11,8 quilos e a aceleração de zero a 100 km/h é realizada em 11 segundos.

A montadora não divulgou números de desempenho da outra motorização, a e-VTI 68 Airdream, guardando as informações para a realização do salão. A marca informa, contudo, que essa motorização apresentará a tecnologia 'start-stop', que desliga o veículo automaticamente no anda e para do trânsito para maior economia e menor impacto ambiental.

Estilo

No design, o destaque do veículo é o conjunto ótico dianteiro, que é bipartido, trazendo uma inovação estética que a montadora classifica, com certo exagero, como “um olhar travesso”. Outro diferencial de estilo é a continuidade entre o parabrisa e os vidros laterais, graças ao revestimento escuro com o qual são dotadas as colunas da carroceria. As molduras largas nos paralamas, a iluminção diurna em LEDs no parachoque dianteiro, a ampla abertura trapezoidal na dianteira e os vincos laterais que conferem uma dinâmica fluida à carroceria são marcas da personalidade do carro, que se identifica com elementos de estilo da outros modelos da marca, sobretudo os da lina DS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário