terça-feira, 25 de março de 2014

Renault Zoe vence o 5º Rali Monte Carlo Zenn


Em sua primeira participação em uma competição internacional, o famoso Rali Monte Carlo, o Renault ZOE teve uma performance excepcional apesar das condições meteorológicas difíceis. Sucesso espetacular no 5º Rali ZENN, com uma vitória em cada uma das 4 provas disputadas.

1º na classificação geral do Rali ZENN
1º na corrida de regularidade
1º na corrida de consumo
1º na prova de manobras
1º no desafio por equipes

O Rali ZENN (Zero Emissão – No Noise [sem ruído]) é a parte mais "verde" do Rali Monte Carlo de Novas Energias, reservado apenas aos veículos elétricos. Realizada de 21 a 23 de março, a 5ª edição contou com 3 percursos de 46,51 km a 88,08 km, intercalados com 4 provas de regularidade.



Os carros passaram por trajetos famosos, como entre as cidades francesas de La Turbie e Peill, em uma estrada sinuosa no parque florestal do Peillon, no interior do país, ou de Sainte-Agnès a La Turbie. Os participantes tiveram que competir em meio a chuvas torrenciais e neblina no sábado 22 de março, o dia mais difícil, com 2 provas especiais e 3 percursos de regularidade. A competição terminou no porto de Mônaco, com uma prova de manobras cronometrada.

Há aproximadamente dois anos, em junho de 2012, o ZOE estabeleceu um recorde mundial de distância em 24h (com 1.618 km de percurso). Hoje, com sua primeira participação no Rali Monte-Carlo ZENN, o hatch 100% elétrico prova mais uma vez suas capacidades técnicas e dinâmicas, ganhando as 5 taças da competição:

Classificação geral
1. RENAULT ZOE
2. MITSUBISHI i-MiEV
3. TH!NK CITY

Classificação regularidade
1. RENAULT ZOE
2. TH!NK CITY
3. MITSUBISHI i-MiEV

Classificação consumo
1. RENAULT ZOE
2. RENAULT ZOE
3. MITSUBISHI i-MiEV

Classificação manobras cronometradas
1. RENAULT ZOE
2. CITROËN C-ZERO
3. RENAULT ZOE

Classificação equipe
1. RENAULT ZOE
2. CITROËN C-ZERO
3. RENAULT ZOE

98% dos clientes e… 100% dos pilotos estão satisfeitos com o Renault ZOE!

EQUIPE ZOE ZE: 3 Renault ZOE participando da corrida, três equipes provenientes de diferentes horizontes:

Uma equipe "corrida", formada pelo piloto Greg Jonkerlinck e seu copiloto Yves Munier. Eles venceram todas as provas do rali.

Uma equipe "imprensa", representada por Christophe Bourgeois. Ele terminou em 4º em duas das quatro provas disputadas e ficou com o 9º melhor tempo (entre 96 participantes) na prova de manobra cronometrada, à frente de renomados concorrentes, como o Tesla S ou o Lotus Elise.

Uma equipe "pessoa física" com um ZOE pilotado por Frédéric Allari e copilotado par Nathalie Rouvier. Eles se destacaram pela regularidade e excelentes performances, e ficaram em 5º na classificação geral.

O Renault ZOE está cheio de tecnologia a serviço do prazer de dirigir e da eficácia. Nada menos que 60 patentes permitem que o ZOE ofereça o melhor de um veículo elétrico, tanto para um uso diário como em competições, a começar pela autonomia de 210 km NEDC (100 a 150 km em uso normal), a melhor de sua categoria.

"Esta vitória demonstra que estamos no alvorecer de uma revolução", Greg Jonkerlinck

Questionados sobre as qualidades do ZOE, os pilotos só tinham elogios a fazer:

Firmeza evidente (facilidade de dirigir, ausência de caixa de câmbio, etc.)

Comportamento eficaz (o ZOE é um carro verdadeiramente concebido para ser elétrico desde o desenvolvimento; as baterias sob o assoalho permitem uma excelente distribuição das massas)

Motor imediatamente disponível (100% do torque, 220 Nm, disponível imediatamente, uma vantagem em caso de retomadas bruscas nas curvas em cotovelo)

Gestão da autonomia facilitada pelo sistema multimídia conectado R-Link

Autonomia que possibilita focar na condução (graças ao Range Optimizer, a autonomia nunca ficou abaixo de 42%, mesmo no trajeto especial de 88 km)

Rapidez de carga que faria a diferença no caso de abastecimento curto (graças à carga em 22 kW)

Alguns números
18 equipes participantes
7 nacionalidades
9 marcas
5 troféus e… 5 vitórias do Renault ZOE
Em torno de 200 km de trajetos especiais
8h de rodagem

O Rali e os veículos elétricos: um pouco de história

O protocolo de Quioto é um tratado internacional que visa a reduzir as emissões dos gases de efeito estufa. Ele faz parte da convenção das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas em torno da qual os países-membro se reúnem anualmente desde 1995.

No mesmo ano de 1995, o presidente do Automóvel Clube de Mônaco decidiu criar o Rali Monte Carlo Elétrico. Quatro edições foram realizadas até 1999. Apesar do sucesso da prova, ela não aconteceu em 2000 e foi necessário esperar até 2005 para que houvesse novamente um rali dedicado aos veículos de nova geração.

O Rali de Monte Carlo de Novas Energias faz parte de um Campeonato Mundial organizado pela FIA (a Federação Internacional de Automobilismo), cujas 12 etapas acontecem na Europa, Ásia, América do Norte e África.

Fonte: Imprensa Renault

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