segunda-feira, 31 de março de 2014

Volkswagen lança linha 2015 da família Gol

Principais novidades são o motor 1.6 MSI, de até 120 cavalos, e a nova versão top do Voyage, chamada de 'Evidence'

Saveiro Cross – Modelo traz no novo
motor 1.6 da marca: resposta à concorrência
Helder Lima

A Volkswagen está lançando no mercado nacional a linha 2015 dos modelos Gol, Voyage e Saveiro com mais conteúdo de série e novos itens de tecnologia.

O maior destaque fica por conta do novo motor 1.6 MSI, da família EA211, que estreia no Gol Rallye e na Saveiro Cross. Com até 120 cv (etanol), o propulsor amplia a gama de versões dos modelos. O antigo motor 1.6, de até 104 cv (etanol), continua a equipar os demais modelos 1.6.

Com o novo motor, a montadora dá uma resposta à concorrência, que tem motores 1.6 mais potentes, mas peca em manter o antigo 1.6 na linha de produção, oferecendo a novidade apenas para o consumidor que pode pagar mais caro.

Outra novidade é que os veículos passam a utilizar nomenclatura global para diferenciar suas respectivas versões: Trendline, Comfortline e Highline. Com a linha 2015, a Volkswagen lança também o Voyage Evidence, posicionado acima da versão Highline.

Ao alinhar toda a oferta de conteúdo dos modelos com essas três versões, a Volkswagen, além de tornar mais fácil a escolha do consumidor, torna todas as versões mais equipadas.

Voyage Evidence – Rodas exclusivas de liga leve, detalhes
cromados no acabamento e revestimento interno em couro
Além do novo motor 1.6l MSI, o Gol Rallye 2015 conta ainda com a opção da transmissão automatizada I-Motion. Essa transmissão recebeu a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha mais suaves e precisas.

No momento da troca automática de marcha em D (Drive), em décimos de segundo, o sistema reduz gradativamente o torque do motor, que retorna assim que a próxima marcha é engatada. Essa característica proporciona maior conforto nas trocas de marcha em todas as condições de uso dos veículos.

Motor 1.6 MSI trabalha com dois regimes de temperatura

O novo motor 1.6 MSI possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. O cabeçote do novo motor 1.6 MSI possui comando de admissão variável e coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida.

Outra solução inovadora é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote. O sistema utiliza duas válvulas termostáticas.

Com a tecnologia total flex, ele é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 120 cv a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv à mesma rotação, com gasolina (E22). O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm.

Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor EA211 foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e maior performance. Por isso optou-se pela configuração de quatro cilindros e 16 válvulas (quatro válvulas por cilindro).

Confira as versões da nova família

Trendline: Gol e Voyage passam a contar, adicionalmente aos itens de série da linha 2014, com direção hidráulica, três apoios de cabeça no banco traseiro, chave canivete e iluminação no porta-malas.

Comfortline: Configuração traz itens pintados na cor do veículo, como capas dos espelhos retrovisores, maçanetas das portas e frisos laterais. Além disso, a versão incorpora setas integradas nos espelhos retrovisores, aerófolio traseiro na cor do veículo e grade do radiador pintada em preto brilhante.

Highline: Gol e Voyage são oferecidos exclusivamente na versão quatro portas e saem de fábrica com todo o conteúdo da versão Comfortline, além de ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, frisos laterais cromados, alarme Keyless, volante multifuncional revestido de couro (com controles do sistema de som e de telefonia), lanterna de neblina e sobretapetes.

Evidence: Voyage traz frisos cromados na parte inferior das laterais, rodas de liga leve de 16 polegadas, adesivo preto na coluna 'B' e o logotipo alusivo à configuração nos para-lamas dianteiros. Internamente, tem painel em tonalidade cinza clara e revestimento dos bancos em couro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário