quarta-feira, 16 de abril de 2014

Jaguar Land Rover revela pesquisas pioneiras para tecnologia automotiva

O Land Rover Discovery Vision Concept, carro conceito apresentado pela marca, mostra o futuro das tecnologias embarcadas em um SUV

Nova York, 15 de Abril de 2014 – Na véspera da 104ª edição do Salão de Nova York, o mais antigo do gênero no mundo, a Jaguar Land Rover mostra algumas de suas pesquisas avançadas em tecnologia automotiva, que entregarão aos clientes das marcas, em um futuro próximo, ainda mais capacidades em todos os tipos de terreno.

Entre as novas tecnologias, destacam-se a opção de o motorista controlar o veículo remotamente durante uma condição de off road extremo, o escaneamento do terreno trafegado por meio de um raio infravermelho, o controle de algumas funções do veículo por gestos e voz, vidros inteligentes que ampliam as possibilidades de conectividade do modelo e modo de condução semiautônoma, tanto dentro quanto fora de estrada.  

“O carro do futuro se tornará ainda mais capaz, com visual clean, mais opções de conectividade e, claro, mais desejável e inteligente”, explica Dr. Wolfgang Epple, diretor de pesquisa e tecnologia da Jaguar Land Rover. “Esses são os cinco pilares que estão norteando as pesquisas e estudos que estamos realizando para os futuros carros da nossas marcas”.

“A apresentação do Discovery Vision Concept no Salão de Nova York mostrará algumas dessas novas e interessantes tecnologias. Muitas delas têm potencial real de serem incorporadas nos nossos veículos futuramente, outras são apenas conceitos. De qualquer forma, a Jaguar Land Rover é uma empresa que continua a estabelecer novos e elevados padrões globais em termos de tecnologia para veículos, o que nos faz crescer sempre e conquistar ainda mais o gosto dos clientes” complementa o executivo.

Nova geração do sistema Terrain Response antecipa as condições off road e a profundidade em áreas alagadas

É uma prioridade para a Land Rover elevar ainda mais os limites de sua já renomada capacidade em todos os tipos de terreno.

A mais nova geração do sistema de adaptação do veículo ao tipo de terreno em que se trafega, o Terrain Response poderá ser reforçado pelo Terrain Scanning, um scanner infravermelho que antecipa as condições de terreno para o motorista. No Discovery Vision Concept, esse scanner encontra-se nos faróis de neblina, na parte dianteira do conceito.

Esses sensores analisam as condições de terreno que está prestes a ser percorrido e analisam as reações do veículo a ele. Com isso, o veículo pode adaptar todo o sistema de tração, de forma a torna-lo o mais adequado para as condições de piso que ainda estão por serem percorridas. Um mapa do terreno pode ser exibido no painel de instrumentos do motorista, proporcionando uma referência visual ao condutor.

Já a tecnologia Wade Aid melhora ainda mais o atual sistema Wade Sensing, que mostra a profundidade de água em que o veículo Land Rover está percorrendo em um trecho alagado por meio de um gráfico na tela touch screen do painel. O novo sistema prevê a profundidade do trecho alagado antes mesmo de a primeira começar a se molhar, com a utilização de sensores a laser.

Dirigindo em off road por “controle remoto”

A Jaguar Land Rover está trabalhando constantemente no desenvolvimento de tecnologias de veículos autônomos, que são guiados com a mínima interação do motorista. “Nós enxergamos a tecnologia autônoma como uma forma de minimizar a rotina de viagem, as situações tediosas que o tráfego diário nos impõe, de forma a permitir ao motorista simplesmente relaxar com o sistema de entretenimento do veículo”, explica Dr. Epple.

“Mas quando o motorista quer aproveitar a experiência de condução, os nossos novos sistemas de assistência vai proporcionar uma experiência ainda melhor em termos de dirigibilidade. Um carro mais esperto não deve tirar o prazer de condução. Ele deve melhorar a experiência do motorista tanto dentro quanto fora de estrada”, complementa.

Entre essas novas tecnologias estão o All Terrain Progress Control sistema que permite uma condução semiautônoma em situação de off road em baixa velocidade. Ele é um piloto automático com vetores de torque que constante mantém a velocidade escolhida pelo motorista mesmo em situações fora de estrada.

Este sistema pode ser usado com o motorista dentro do veículo, ou em uma situação de off-road extremo, ele pode decidir que é mais seguro e mais fácil sair do veículo e deixa-lo transpor os obstáculos sozinho, controlando o modelo com uma visão de fora, por meio de um controle remoto.

Isso permite que o motorista se torne um observador do veículo ao se deparar um um obstáculo off-road, e controle o modelo remotamente em uma velocidade muito baixa, usando um tablete, seu próprio smartphone ou mesmo um controle giratório removido do próprio veículo. O mesmo controle remoto também pode ser utilizado como um auxiliar de estacionamento ou  durante a acoplagem de algum reboque.

“Os trabalhos no sistema de condução autônoma da Jaguar Land Rover começaram há quase 20 anos, com a introdução do sistema de piloto automático adaptativo, introduzido em 1996 no Jaguar XK. Atualmente nós já oferecemos uma gama de tecnologias de assistência ao condutor, que permitem uma dirigibilidade com máxima eficiência, reduzindo drasticamente o número de acidentes”, explica Dr. Epple.

Reduzir a indução ao erro dos motoristas é uma razão chave para o desenvolvimento de veículos mais inteligentes, uma vez que 99% dos acidentes atualmente são causados por erros dos motoristas.

“As novas tecnologias de assistência ao motorista que serão introduzidas nos próximos anos têm o potencial de reduzir os acidentes a zero. Mas isso não quer dizer que nós iremos deixar de lado a emoção e o prazer gerado pela condução da nossa linha de veículos com a chegada desses sistemas autônomos” diz o Dr. Epple. “Um Jaguar ou Land Rover do futuro terá ainda mais atributos que reforçam esse prazer em dirigir. Nós estamos trabalhando para melhorar a experiência do motorista e atender as necessidades dentro e fora de estrada. O carro inteligente pode tirar do motorista as partes menos estimulantes da viagem, mas não vai simplesmente executar uma função robótica”.

“Nosso objetivo é oferecer a opção do motorista em ter uma condução prazerosa ou autônoma. Isso significa que o carro poderia agir automaticamente ou ser ajustado para uma direção extremamente envolvente. Esse veículo inteligente da Jaguar Land Rover se tornará uma realidade dentro dos próximos 10 anos”, afirma Dr. Epple.

Sistema de Interface Homem Maquina (HMI) que inclui vidros “inteligentes”

O sistema de vidros “inteligentes” equipa toda a área envidraçada do conceito Discovery Vision Concept, desde as janelas até o vidro panorâmico. No para-brisa, o vidro também possui o Head-Up display (HUD), sistema que projeta informações do veículo aos olhos do motorista.

Segundo o Dr. Epple, esses sistemas oferecem inúmeras vantagens aos ocupantes do veículo, entre elas, as informações mais relevantes do conceito em um lugar de melhor visibilidade. Câmeras espalhadas pelo conceito também podem projetar imagens, tanto nos vidros inteligentes quanto no sistema HUD.

“Se você estiver passado com seu veículo por um ponto de interesse como o Empire State Building, por exemplo, o nosso sistema pode projetar nos vidros “inteligentes” algo parecido como uma página do Wikipedia com informações completas sobre esse ponto, permitindo que um passageiro do banco traseiropasse essas informações a partir de sua janela ou de seu tablet”, diz o Dr. Epple.

O Discovery Vision Concept utiliza a interface que já está presente nos principais sistemas operacionais dos smartphones atuais. Esse tipo de interface com o usuário deverá ser utilizado amplamente pela indústria automobilística mundial. “Basta olharmos ao nosso redor e percebermos a quantidade imensa de pessoas que já estão familiarizadas com um tablet ou um telefone. Esse tipo de interface com o usuário irá migrar também para o mundo do automóvel, para proporcionar toda a funcionalidade disponível dessas diversas tecnologias que estarão disponíveis futuramente”, complementa o executivo.

Ainda segundo Dr. Epple, “Tudo isso irá simplificar bastante o design interior dos veículos. Essa tendência já pode ser observada nos mais recentes veículos da Land Rover como o Range Rover Sport e o Range Rover Vogue, cujos interiores possuem uma quantidade 50% menor de botões e alavancas”.

A Interface Homem Máquina do Discovery Vision Concept inclui comandos por gestos e por voz

Todas as portas – incluindo a tampa do porta malas – do Discovery Vision Concept podem ser abertas e fechadas por gestos assim como uma série de outras funções do veículo. “Nós queremos deixar a utilização do modelo da forma mais intuitiva possível, diminuindo os botões e as alavancas”, diz Dr. Epple.

Comandos por gestos deverão se tornar uma realidade dentro da linha Jaguar Land Rover muito em breve. Esses controles reconhecem os movimentos das mãos e dos dedos, mas não deverão acionar qualquer sistema ou função por meio de movimentos involuntários.

 “O controle gesto é apenas uma entre muitas possibilidades interessantes,” diz o Dr. Epple. “Nos próximos 25 anos vamos usar a biometria para interagir com o veículo. O controle por voz também vai desempenhar um papel mais importante. O poder de processamento quase ilimitado de funcionalidades na “nuvem” como temos visto recentemente permitirá algoritmos mais sofisticados para reconhecimento de voz e interação. Algo que jamais poderíamos imaginar que existiria em um carro. A nuvem oferecerá a solução para sistemas de reconhecimento de voz de última geração “.

Sistema de “Capô Transparente” melhora a visibilidade e o posicionamento do veículo por meio de imagens virtualmente projetadas

As várias tecnologias de assistência ao condutor apresentadas no Discovery Vision Concept foram concebidas para melhorar a dirigibilidade, aumentar o prazer proporcionado pelo contato com o veículo e o torna-lo mais seguro. Dentre esses novos sistemas, um dos mais fascinantes é o de “Capô Transparente” que melhoram enormemente a visibilidade do condutor na parte dianteira do conceito.

 A nova tecnologia capta imagens de câmeras posicionadas na grade dianteira dos veículos e as projetam no capô, criando um Head-up Display. Efetivamente, isso permitirá que o motorista e os passageiros vejam “através” da parte dianteira do modelo, como se ela fosse transparente.

 Essa tecnologia também proporciona vantagens durante uma condução na estrada. Em um Jaguar, essa nova geração de Head-Up Display poderá melhorar ainda mais a performance dos veículos da marca, ao projetar as linhas pintadas em uma estrada ou em uma pista de corridas, melhorando a visibilidade e a condução. O sistema também é útil em caso de curvas, já que as câmeras anteveem o traçado para o motorista.

Orientação a laser permite comunicação com outros motoristas

À medida que avançamos em direção a níveis mais elevados em termos de autonomia de condução, a Jaguar Land Rover reconhece que é importante encontrar novas formas de interação visual entre os outros usuários de uma via.

O Discovery Vision Concept também é equipado com um sistema de faróis a laser, que utiliza a iluminação em cores específicas para projetar imagens que podem ser visualizadas tanto pelos ocupantes do conceito quanto pelos demais motoristas. Essa tecnologia possui inúmeras aplicações como, por exemplo, a projeção de triângulos desenhados na pista atrás do veículo, para alertar os demais condutores em situação de parada brusca ou neblina intensa.

O sistema também pode projetar imagens pelas vias e em paredes para auxiliar o motorista em manobras de estacionamento, em caso de grandes congestionamentos ou mesmo em lugares estreitos, comuns em situações fora de estrada.

Estofamento em couro impermeável e piso prático em madeira laminada

Os primeiros Land Rover e Range Rover eram famosos por seus interiores completamente funcionais, como a possibilidade de se limpar o carro por dentro de forma fácil e rápida. Mesmo que essas características estejam em linha com os conceitos premium da marca, elas proporcionavam ampla praticidade aos proprietários, especialmente após a prática de um off road pesado.

O Discovery Vision Concept reúne a praticidade dos Land Rover de antigamente com o luxo e a sofisticação dos atuais. Para isso, a solução encontrada pelo Diretor Criativo e de Design da Land Rover, Gerry McGovern e sua equipe, foi encontrar um couro especial, chamado Foglizzo para revestir o interior do conceito. A escolha deste couro proporciona um aspecto extremamente luxuoso ao veículo, ao mesmo tempo em que ele é totalmente a prova d’água e de sujeita.

Já o piso em madeira laminada é “surpreendentemente prático” segundo McGovern, já que ele é muito mais fácil de limpar em comparação com os pisos presentes nos veículos atuais.

Também altamente inovadora é a ampla possibilidade de configuração dos assentos do conceito, que podem variar entre quatro, e sete lugares, de acordo com a disposição escolhida pelos clientes.

O Discovery Vision Concept sera a estrela do Salão de Nova York

O Discovery Vision Concept será uma das estrelas do Salão de Nova York deste ano. O evento será aberto ao público no próximo dia 18 de Abril

Fonte: Imprensa Jaguar Land Rover






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