quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ford comemora a produção de 1 milhão de motores Sigma em Taubaté


A Ford comemorou a produção de 1 milhão de motores Sigma na fábrica de Taubaté, no interior paulista. A família formada pelos motores 1.5 e 1.6, nas versões flex e gasolina, equipa os modelos New Fiesta, EcoSport e Focus na América do Sul e também é exportada para o New Fiesta produzido no México e para o Focus montado na Alemanha e na Rússia.

Com vários aprimoramentos que aumentam a eficiência e a economia de combustível, os motores Sigma estão entre os responsáveis pelo sucesso da nova geração de carros globais da Ford. Dos 20 veículos avaliados pelo INMETRO/CONPET equipados com a linha, 14 contam com padrão A e 6 com padrão B de eficiência energética.

A fábrica de motores Sigma em Taubaté foi inaugurada em dezembro de 2009, com um investimento de R$600 milhões, e atingiu a produção de 500 mil unidades em cerca de três anos de operação. Já o volume de 1 milhão de unidades foi alcançado na metade desse tempo, contribuindo para o sucesso da nova geração de carros globais da marca.

“A linha Sigma mostra a constante evolução e a grande tradição da Ford Taubaté em motores, com padrões mundiais de manufatura e qualidade. Desde o início de suas operações, em 1974, ela já produziu um total de cerca de 6 milhões de motores, incluindo os modelos OHC 2.0 e 2.3 que equiparam o Mustang e o Thunderbird nos Estados Unidos”, diz Sérgio Naresi, gerente da Fábrica de Motores Sigma.

Potência e economia

Para o Brasil, a família Sigma é produzida nas versões 1.5 DOHC e 1.6, esta última com ou sem duplo comando de válvulas variável (TiVCT), que funciona tanto na admissão como na exaustão. Todas têm 16 válvulas e trazem avanços que otimizam o desempenho tanto com etanol quanto com gasolina. Sua versão flex foi desenvolvida pela engenharia brasileira, unindo a forte tradição mundial da Ford no desenvolvimento de motores com a tecnologia local da aplicação bicombustível.

Primeiro flex produzido com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio, o motor Sigma é leve, durável e tem funcionamento caracterizado pelo alto torque, baixo nível de ruído e emissões. Além de acelerador eletrônico e correia elástica em vez de corrente no comando de válvulas, que mantém a pressão sem necessidade de tensionador e oferece um funcionamento silencioso e suave, com maior durabilidade, ele utiliza taxa de compressão elevada para otimizar a eficiência.

Outros recursos para reduzir o consumo de combustível incluem o uso de pistões grafitados para redução de atrito, tuchos polidos, óleo de baixa viscosidade (5W20), bomba de óleo variável, compressor do ar-condicionado de deslocamento variável e monitor de carga da bateria.

Manufatura avançada

A linha de motores Sigma em Taubaté utiliza um avançado sistema de produção, que prioriza a qualidade e a eficiência. A usinagem do bloco e do cabeçote é feita por processos de última geração, com um sistema de rastreabilidade capaz de detectar falhas em qualquer componente. Entre outros controles, 100% da produção é verificada por meio de teste de funcionamento a frio, conhecido como “Cold Test”.

Seus centros de usinagem têm capacidade para realizar várias operações de modo sequencial e simultâneo, com ganho de precisão e tempo. Na linha de montagem, todas as peças são previamente separadas e seguem junto com o bloco do motor em caixas, agilizando o processo.

A família de motores Ford Sigma é produzida hoje em cinco fábricas em quatro países, com plataforma global: Bridgend, no País de Gales; Chennai, na Índia; Changan e Chongqing, na China; além de Taubaté, no Brasil.

Fonte: Imprensa Ford

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