segunda-feira, 5 de maio de 2014

Híbrido da BMW dá show de desempenho

Marca alemã lança cupê esportivo que adota motor de três cilindros e alta tecnologia

BMW i8 – Portas com abertura para
cima tornam o cupê ainda mais sofisticado
Helder Lima

A montadora BMW anunciou na Europa o lançamento do modelo i8, um cupê esportivo de 2+2 lugares que é o primeiro da marca a trabalhar com motor de três cilindros.

A tecnologia de propulsão do veículo adota o sistema híbrido plug-in (pode ser carregado em tomada elétrica comum), o que significa que o motor convencional faz parte de um conjunto que conta também com um sistema elétrico de propulsão.

O modelo marca o início de uma nova geração de carros esportes da marca, e busca combinar design, desempenho e eficiência. O protótipo de design do veículo havia sido revelado no Salão de Frankfurt de 2011 e agora a montadora mostra a versão de produção.

O i8 representa a segunda série de veículos com tecnologia inovadora da marca. A primeira série pertence ao modelo i3, que adota propulsão 100% elétrica.

No i8, o motor de 1,5 litro tem desempenho aumentado por um sistema biturbo. O propulsor do modelo produz 231 cavalos de potência, com tração nas rodas traseiras, uma caraterística que é comum nos carros da marca.

No eixo frontal, por sua vez, trabalha o motor elétrico, que produz 131 cv adicionais, para otimizar o desempenho. O motor opera com suporte de um conjunto de baterias de íons de lítio.

Aceleração é de 4,4 segundos 

O BMW i8 acelera de zero a 100 km/h em apenas 4,4 segundos, perto das melhores marcas de carros esportivos. As emissões de CO2 são de 49 gramas por quilômetro, o que é uma marca bem inferior a de carros pequenos que rodam pelas ruas atualmente.

O carro tem desempenho como os tradicionais esportivos de sua categoria, mas oferece também eficiência no consumo de combustível, fazendo até 47 km com um litro. Uma preocupação da engenharia da marca foi dotar o modelo de uma perfeita distribuição de pesos, ficando o mais próximo possível da relação 50:50, que permite uma condução mais ágil e segura.



Interior – Luxo, esportividade e tecnologia são o padrão do novo modelo




Nenhum comentário:

Postar um comentário