sábado, 28 de junho de 2014

Audi traz versão apimentada do modelo Q3

Audi RS Q3 – Equipamentos e tecnologia permitem que motorista tenha um carro exclusivo dentro da linha da marca

Helder Lima

As concessionárias da Audi começaram a vender no Brasil, por R$ 273,6 mil, o utilitário RS Q3, modelo da linha superesportiva da marca. O SUV compacto combina a praticidade do Audi Q3 com um desempenho excepcional para sua classe de veículos. O RS Q3 necessita de apenas 5,5 segundos para acelerar de zero a 100 km/h. A velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente).

Traseira – Grande saída de escapamento indica
que modelo tem tratamento da linha de superesportivos
O motor, utilizado anteriormente no TT RS e no RS 3 Sportback, foi modificado especialmente pela quattro GmbH para uso no RS Q3. Com 2.5 litros e cinco cilindros, ele gera 310 cv de potência e oferece 42 quilos de torque.

Interior – Painel de instrumentos têm medidores com
fundo cinza, escalas em branco e ponteiros vermelhos
O sistema de condução Audi Drive Select, equipamento de série, permite ao motorista interferir no controle de válvulas do sistema de escape e na curva característica do acelerador, optando entre os modos Auto, Comfort e Dynamic.

No modo dinâmico, isso resulta em respostas mais ágeis e numa sonoridade do motor mais intensa.
Propulsor – 2,5 litros, cinco cilindros,
310 cavalos e torque de 42 quilos: desempenho
O Audi Q3 RS conta de série com o sistema start-stop, que desliga o motor quando o veículo para e dá partida novamente assim que o motorista tira o pé do pedal do freio.

Outras medidas de eficiência, como a bomba de óleo que funciona conforme a necessidade do motor, contribuem para o baixo consumo de combustível.

Utilitário com acabamento e tecnologia da linha RS chega por
R$ 273,6 mil; utilitário acelera de zero a 100 km/h em 5,5 segundos
O câmbio S tronic de sete velocidades tem desenho compacto e baixo peso. A rápida transmissão de dupla embreagem pode ser acionada automaticamente nos modos D e S ou manualmente por meio de shift-paddles no volante ou pela alavanca seletora com design exclusivo RS.

Tração integral aproveita melhor a força do motor

O RS Q3 tem tração integral permanente para melhor aproveitamento da força do motor e melhor dirigibilidade e segurança sob diversas condições de piso e velocidade.

O coração do sistema quattro de tração integral é uma embreagem multidiscos controlada eletronicamente, com acionamento hidráulico, localizada no eixo traseiro, que administra a distribuição mais adequada do torque entre os eixos a cada momento.

Sem descuidar do conforto, o Audi RS Q3 impressiona pela condução dinâmica e estabilidade.
A suspensão esportiva RS é 25 mm mais baixa do que a da versão Q3 normal. Para melhorar a distribuição de pesos, a bateria foi colocada no compartimento de bagagem.

A suspensão independente das rodas traseiras é tipo four-link, com quatro braços.

Os discos de freio são ventilados e perfurados nas rodas dianteiras e têm desenho do tipo wave, com contorno exterior ondulado, o que economiza cerca de um quilo nas rodas dianteiras. Os discos têm 365 mm de diâmetro e contam com pinças de oito pistões, pintadas de preto e com logotipo RS.

Detalhes são personalizados 

Além da força do motor, o Audi RS Q3 demonstra seu caráter especial através de detalhes exclusivos da série RS, como apliques na carroceria e nas barras laterais do teto em alumínio fosco, grade frontal com desenho tipo colmeia, pintada em preto de alto brilho, para-choques dianteiros RS e logotipo quattro na entrada de ar frontal.

As rodas de liga leve têm 19 polegadas de diâmetro. O grande spoiler de teto, o para-choque traseiro com difusor, as largas ponteiras elípticas do escapamento e a inscrição RS Q3 destacam a traseira do modelo. Com 1.730 kg e 4.410 mm de comprimento, a versão RS é 25 mm maior do que o Audi Q3.


Nenhum comentário:

Postar um comentário